O projeto Ponto da Moda realizou seu desfile de encerramento na noite de sábado (20/06/2026), no Centro de Convenções de Feira de Santana, reunindo participantes, familiares, representantes do poder público e instituições parceiras. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana com patrocínio da Belgo Arames e da ArcelorMittal, marcou a conclusão de mais uma etapa de qualificação profissional voltada ao setor da moda.
Durante o evento, os alunos apresentaram peças e trabalhos desenvolvidos ao longo da formação, além de receberem certificados de conclusão do curso. A cerimônia destacou os resultados alcançados pelos participantes e a proposta de ampliar oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
A programação também contou com a participação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que acompanhou o desenvolvimento do projeto por meio de atividades educativas e ações voltadas à promoção da cidadania e da igualdade de oportunidades.
Secretaria da Mulher reforça participação em ações de inclusão
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres esteve representada no desfile pela diretora de Projetos de Igualdade de Gênero, Josailma Ferreira, e pelo chefe da Divisão de Gêneros, Fábio Ribeiro.
A presença da pasta reforçou o acompanhamento das atividades desenvolvidas durante o projeto, especialmente aquelas relacionadas à promoção da inclusão social, da diversidade e dos direitos humanos.
Ao longo da formação, a secretaria participou da realização de rodas de conversa, palestras e atividades educativas voltadas para temas como igualdade de gênero, respeito à diversidade, fortalecimento da cidadania e direitos humanos.
As ações tiveram como objetivo ampliar o debate sobre inclusão e contribuir para a formação dos participantes além do aspecto técnico ligado ao setor da moda.
Projeto busca ampliar oportunidades profissionais
O Ponto da Moda foi criado com o objetivo de oferecer qualificação técnica e ampliar oportunidades de inserção profissional para pessoas interessadas em atuar no segmento da moda.
A iniciativa também possui foco específico na população LGBTQIAPN+, promovendo ações voltadas à inclusão social e ao fortalecimento da diversidade no município.
Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos técnicos e atividades práticas voltadas ao desenvolvimento de competências profissionais relacionadas ao setor.
Além da formação técnica, o projeto incorporou debates sobre cidadania, convivência social e valorização das diferenças, buscando contribuir para a construção de ambientes mais inclusivos.
Coordenadora destaca acolhimento e pertencimento
De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Nina Florz, a iniciativa busca unir qualificação profissional e fortalecimento de vínculos sociais.
Segundo ela, o programa atende diferentes perfis de participantes e mantém atenção especial às demandas da comunidade LGBTQIAPN+, criando espaços voltados ao acolhimento e ao pertencimento.
“É muito importante para a cidade porque, além de trazermos um público ativo direcionado para diversas áreas da moda, temos um recorte muito especial para atender a comunidade LGBTQIAPN+. Iniciativas como essa permitem que o espaço seja de acolhimento e pertencimento. Além das habilidades técnicas, também trabalhamos o emocional e possibilitamos que essas pessoas saiam do projeto mais fortalecidas, entendendo o quanto são importantes e o quanto esse projeto pode mudar suas vidas”, afirmou.
A declaração destaca a proposta do programa de associar formação profissional, desenvolvimento pessoal e fortalecimento da participação social dos alunos.
Desfile marca encerramento de ciclo formativo
O desfile realizado no Centro de Convenções simbolizou a conclusão de uma etapa de formação para os participantes do projeto.
A apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso permitiu aos alunos demonstrar habilidades adquiridas durante o período de capacitação e compartilhar os resultados com familiares e convidados.
A entrega dos certificados marcou oficialmente o encerramento da formação, consolidando a participação dos alunos na iniciativa.
Para a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, programas como o Ponto da Moda contribuem para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão social, à igualdade de oportunidades e à garantia de direitos para diferentes segmentos da população.
Feira de Santana amplia iniciativas de qualificação e cidadania
O encerramento do projeto reforça a estratégia do município de investir em ações voltadas à qualificação profissional e ao fortalecimento da cidadania.
Além de preparar participantes para o mercado de trabalho, iniciativas dessa natureza buscam ampliar o acesso a oportunidades de geração de renda e inclusão social.
A participação de órgãos públicos, empresas patrocinadoras e instituições parceiras demonstra a articulação entre diferentes setores para o desenvolvimento de projetos de formação profissional.
Com a conclusão de mais uma turma, o Ponto da Moda encerra um ciclo de atividades que reuniu capacitação técnica, ações educativas e iniciativas voltadas à valorização da diversidade em Feira de Santana.









Deixe um comentário