A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana participou, na quarta-feira (10/06/2026), de uma reunião da Rede de Proteção e Apoio às Mulheres para definir estratégias e ações relacionadas ao Agosto Lilás, campanha dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O encontro ocorreu no auditório do Ministério Público e reuniu representantes de instituições que atuam na rede de atendimento e proteção às mulheres no município. A reunião teve como objetivo alinhar iniciativas educativas, preventivas e de conscientização para serem realizadas durante o mês da campanha.
A articulação entre os órgãos busca ampliar a integração dos serviços disponíveis e fortalecer mecanismos de acolhimento, orientação e encaminhamento para mulheres em situação de violência.
Rede de proteção reúne instituições para planejamento das ações
A reunião contou com a participação de representantes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), da Ronda Maria da Penha, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Feira de Santana, do Ministério Público, do Poder Judiciário e de equipamentos municipais voltados ao atendimento feminino.
Entre os participantes estiveram a delegada titular da DEAM, Dra. Lorena Peixoto; a presidente da OAB Subseção Feira de Santana, Esmeralda Halana; a capitã da Ronda Maria da Penha, Nina Marques; e integrantes da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Também participaram a diretora de Projetos da pasta, Josailma Ferreira; a chefe de gabinete, Joalice Ribeiro; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Neinha Bastos; a coordenadora do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), Vanessa Cunha; as promotoras de Justiça Susila Ribeiro e Nayara Valtercia; além da juíza da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Feira de Santana, Dra. Elisa Esperon.
Agosto Lilás terá ações educativas e de conscientização
Durante a reunião foram discutidas medidas voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento, ao acolhimento das vítimas e à ampliação do acesso das mulheres aos serviços de proteção.
As ações previstas incluem atividades educativas e iniciativas de conscientização sobre a violência doméstica e familiar, com foco na prevenção e na divulgação dos canais de apoio disponíveis.
A campanha Agosto Lilás está relacionada à mobilização em torno da Lei Maria da Penha e busca estimular o debate público sobre a violência de gênero, promovendo informações sobre direitos e formas de enfrentamento.
Integração institucional é apontada como estratégia de proteção
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Neinha Bastos, destacou que a atuação conjunta entre instituições é um dos pontos centrais para garantir atendimento às mulheres.
“O trabalho articulado entre as instituições é fundamental para garantir atendimento humanizado, proteção e acesso aos direitos das mulheres. O Agosto Lilás será mais uma oportunidade para reforçarmos a conscientização da sociedade e o combate à violência contra a mulher”, afirmou.
A Rede de Proteção às Mulheres reúne diferentes áreas do poder público e da sociedade civil com a finalidade de construir respostas integradas para situações de violência.
A programação do Agosto Lilás em Feira de Santana deverá reforçar ações de informação, prevenção e orientação, ampliando o diálogo com a população sobre a importância da denúncia e do apoio às vítimas.








Deixe um comentário