OAB Feira de Santana realiza 5ª Caminhada do Agosto Lilás com participação da Rede de Proteção às Mulheres

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Feira de Santana (OAB Feira de Santana) realizou, na manhã de sábado (15/08/2026), a 5ª Caminhada em Alusão ao Agosto Lilás, com participação de representantes da sociedade civil e de instituições integrantes da Rede de Proteção às Mulheres. A mobilização teve início na sede da OAB e percorreu ruas do centro do município com ações de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres.

A caminhada contou com o apoio da Ronda Maria da Penha e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. Durante o percurso, foram apresentadas mensagens relacionadas à importância da denúncia de casos de violência doméstica e familiar e à atuação integrada das instituições responsáveis pela proteção e atendimento às mulheres.

A iniciativa integra a programação do Agosto Lilás, período de mobilização para prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres. A atividade também buscou aproximar a população dos órgãos que compõem a rede de proteção e ampliar a participação da sociedade nas ações de prevenção.

OAB destaca participação da sociedade na rede de proteção

A presidente da Comissão em Defesa dos Direitos das Mulheres da OAB Feira de Santana, Esmeralda Halana, afirmou que a caminhada tem entre seus objetivos aproximar a população das instituições que atuam no enfrentamento à violência e estimular a denúncia de agressões contra mulheres.

“Nosso objetivo é convocar toda a população para fazer parte dessa Rede de Proteção, para denunciar essas violências, para denunciar quando essas mulheres estejam sendo agredidas”, declarou Esmeralda Halana.

A participação da sociedade civil foi apresentada como parte da estratégia de mobilização. A proposta é ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de proteção e estimular a comunicação de situações de violência aos órgãos responsáveis pelo atendimento e encaminhamento dos casos.

A presença de diferentes instituições durante a caminhada também reforçou a atuação conjunta da Rede de Proteção às Mulheres. A articulação envolve órgãos públicos, entidades da sociedade civil e instituições responsáveis por ações de segurança, assistência, orientação e garantia de direitos.

Ronda Maria da Penha participa da mobilização

A Ronda Maria da Penha participou da caminhada como uma das instituições envolvidas na mobilização. A tenente PM Fabiana Bezerra destacou a atuação conjunta entre os órgãos que integram a rede de proteção.

“É uma ação muito importante desenvolvida pela OAB, e a Ronda Maria da Penha se faz presente para apoiar e fortalecer essa Rede de Proteção”, afirmou a oficial.

A participação da unidade policial está relacionada à atuação integrada no enfrentamento à violência contra as mulheres. A mobilização realizada durante o Agosto Lilás busca ampliar a visibilidade das ações de prevenção e proteção e incentivar a sociedade a utilizar os canais e serviços disponíveis.

A caminhada também reuniu representantes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, que participou da atividade em articulação com as demais instituições envolvidas na programação.

Secretaria da Mulher reforça ações do Agosto Lilás

Representando a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e a secretária Neinha Bastos, a diretora de Promoção da Igualdade de Gênero, Igualdade Racial e Juventude, Josailma Ferreira, participou da caminhada e destacou a integração entre as ações realizadas durante o Agosto Lilás.

“Estamos muito felizes, enquanto Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, participando de mais uma caminhada pelo fim da violência contra as mulheres. Estamos no Agosto Lilás, um mês marcante de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres”, declarou Josailma Ferreira.

Em Feira de Santana, a programação do Agosto Lilás reúne ações de conscientização, prevenção e fortalecimento da rede de atendimento e proteção às mulheres. A participação da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres integra as iniciativas desenvolvidas ao longo do período para ampliar o debate público sobre a violência contra as mulheres.

As atividades também destacam a necessidade de atuação articulada entre instituições e sociedade. A proposta é fortalecer mecanismos de informação, acolhimento, proteção e acesso aos direitos das mulheres em situação de violência.

Enfrentamento à violência envolve atuação coletiva

A 5ª Caminhada do Agosto Lilás reforçou a participação de diferentes setores no enfrentamento à violência contra as mulheres. A presença da OAB Feira de Santana, Ronda Maria da Penha, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e representantes da sociedade civil demonstra a articulação de instituições em torno de ações de prevenção e conscientização.

A mobilização também destacou a importância da denúncia de situações de violência doméstica e familiar. A identificação dos casos e o encaminhamento às instituições responsáveis fazem parte das estratégias de proteção e de interrupção do ciclo de violência.

A iniciativa realizada neste sábado (15/08/2026) integra a programação do Agosto Lilás em Feira de Santana e mantém o foco na prevenção da violência, fortalecimento da Rede de Proteção e ampliação do acesso das mulheres à informação, acolhimento e direitos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading