TV Câmara é confirmada em Feira de Santana após assinatura de contrato em Brasília; Medida amplia transparência e acesso às atividades legislativas

A implantação da TV Câmara em Feira de Santana foi oficialmente confirmada após a assinatura do contrato de adesão durante o Encontro da Rede Legislativa 2026, realizado nesta semana, em Brasília. O documento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima (União), durante evento promovido na Câmara dos Deputados que reuniu representantes de parlamentos municipais e estaduais de diversas regiões do país.

A iniciativa integra a estratégia de expansão da Rede Legislativa, estrutura que reúne canais de comunicação pública voltados à divulgação das atividades parlamentares. O encontro debateu temas relacionados à inovação tecnológica, transparência institucional e fortalecimento dos mecanismos de comunicação entre os legislativos e a população.

Com a formalização do contrato, Feira de Santana passa a integrar o sistema que permite a transmissão de conteúdos legislativos por meio da TV Câmara, ampliando o acesso da população às informações produzidas pelo Poder Legislativo municipal.

Assinatura do contrato marca nova etapa para comunicação institucional

A assinatura definitiva do contrato ocorreu durante a programação do Encontro da Rede Legislativa 2026 e contou com a presença de autoridades ligadas à comunicação pública e institucional do país.

Participaram do ato o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, o diretor executivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados e supervisor da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, Carlos Neiva, além de representantes de câmaras municipais e assembleias legislativas.

Segundo Marcos Lima, a implantação da emissora representa uma ferramenta voltada à ampliação do acesso da sociedade às informações produzidas pelo Legislativo local.

“Essa é uma conquista muito importante, que vai levar mais informação, transparência e conteúdo de interesse público para o cidadão feirense”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

Rede Legislativa debate transparência e participação popular

O Encontro da Rede Legislativa teve como foco a discussão de estratégias para fortalecer os canais de comunicação pública dos parlamentos brasileiros.

Durante as atividades, representantes das casas legislativas compartilharam experiências relacionadas à utilização da TV Câmara e da Rádio Câmara como instrumentos de aproximação entre os cidadãos e os processos legislativos.

A proposta também busca ampliar a divulgação de sessões plenárias, audiências públicas, debates, projetos em tramitação e demais ações desenvolvidas pelos parlamentares, permitindo maior acompanhamento das atividades institucionais por parte da população.

TV Câmara deve ampliar cobertura das atividades parlamentares

Com a futura implantação da TV Câmara em Feira de Santana, os moradores terão acesso ampliado às sessões ordinárias, reuniões, debates e demais ações promovidas pelo Legislativo municipal.

A ferramenta também deverá contribuir para o fortalecimento dos princípios de publicidade dos atos públicos e da transparência administrativa, permitindo que os cidadãos acompanhem de forma mais direta as decisões tomadas pelos vereadores.

Ao comentar a adesão ao projeto, Marcos Lima destacou que a iniciativa poderá fortalecer o relacionamento entre a Câmara Municipal e a sociedade.

“É uma grande vitória, que fortalece a comunicação entre o Poder Legislativo e a comunidade feirense, além de incentivar a participação popular nas decisões do nosso município”, declarou.

A expectativa é que a nova estrutura de comunicação passe a integrar as ações institucionais da Câmara de Feira de Santana, ampliando os canais de informação disponíveis à população e fortalecendo o acesso aos conteúdos de interesse público produzidos pelo parlamento municipal.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading