SESAB inicia Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 com meta de imunizar 3,4 milhões de cães e gatos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) iniciou, na segunda-feira (20/07/2026), a Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos 2026. A mobilização seguirá até 31/08/2026, com o Dia D estadual de vacinação programado para o sábado (25/07/2026).

A campanha tem como objetivo prevenir casos de raiva humana transmitida por cães e gatos, além de contribuir para a eliminação da circulação das variantes caninas do vírus da raiva, fortalecendo as ações de vigilância e proteção da saúde pública.

Para esta edição, a expectativa da Sesab é imunizar aproximadamente 3,4 milhões de animais em toda a Bahia, sendo 2,5 milhões de cães e 861,5 mil gatos.

Vacinação é gratuita e destinada a cães e gatos a partir de três meses

A vacina será oferecida gratuitamente para cães e gatos com idade a partir de três meses, desde que estejam em boas condições de saúde.

Segundo a Sesab, os locais e horários de vacinação serão definidos e divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde, conforme o planejamento de cada município.

A orientação é para que os tutores procurem os postos de vacinação durante o período da campanha e mantenham a imunização dos animais em dia.

Campanha reforça prevenção da raiva humana

A Secretaria da Saúde destaca que a vacinação dos animais representa uma das principais medidas para prevenir a transmissão da raiva aos seres humanos.

A doença é causada por um vírus que acomete mamíferos e possui elevada letalidade após o aparecimento dos sintomas, tornando a imunização dos animais uma estratégia fundamental de controle.

Além da proteção dos cães e gatos, a campanha integra as ações permanentes de vigilância em saúde desenvolvidas no estado.

Bahia registrou 61 casos de raiva animal em 2026

De acordo com dados do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), até 17/07/2026, foram confirmados 61 casos de raiva animal no estado.

Os registros estão distribuídos entre 21 morcegos (dos quais apenas um era hematófago), 13 bovinos, 12 raposas, 11 equinos, 3 cães e 1 gato.

Segundo a Sesab, o último caso de raiva humana na Bahia foi registrado em 2017, no município de Paramirim, reforçando a importância da manutenção das campanhas de vacinação para evitar novos casos da doença.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading