Governo Ronaldo altera endereço do CRAS Queimadinha e realiza capacitação de médicos para transição de insulina em Feira de Santana

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) informou que o CRAS Território da Queimadinha está funcionando em novo endereço, na Rua Carlos Valadares, nº 415, Centro, em Feira de Santana. A mudança ocorreu em razão das intervenções necessárias para a construção do novo Hospital Municipal e não interrompe os serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento oferecidos pela unidade.

A unidade mantém o atendimento às famílias, com orientações e acompanhamento conforme as demandas apresentadas pela população. O CRAS também atua no acesso a serviços, programas, benefícios e demais ações da Política de Assistência Social.

Segundo a SEDESO, a desocupação do imóvel utilizado anteriormente foi necessária para permitir a execução das intervenções relacionadas ao novo hospital. Com a transferência, a equipe do CRAS continua realizando os atendimentos no novo endereço.

CRAS mantém atendimento às famílias

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) integra a rede de proteção social e funciona como uma das portas de entrada para o acesso da população às políticas de assistência social. A unidade atende famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social e desenvolve ações voltadas ao acompanhamento e ao fortalecimento de vínculos.

A mudança de endereço não altera a oferta dos serviços, conforme informado pela SEDESO. A equipe permanece responsável pelo acolhimento e pela orientação das famílias, além do encaminhamento e acompanhamento das demandas relacionadas à assistência social.

A secretaria também informou que a alteração busca assegurar a continuidade do atendimento à população do território, mantendo o acesso aos serviços no município.

Saúde capacita médicos para mudança de insulina

Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Atenção Primária à Saúde, realizou na quinta-feira (13/08/2026) uma capacitação para médicos da rede municipal sobre a transição da insulina NPH para a insulina Glargina.

A atividade integra a preparação das equipes para a implementação da estratégia na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O treinamento abordou critérios de inclusão, acompanhamento da glicemia e necessidade de avaliação individual durante a mudança de tratamento.

A enfermeira referência em Hiperdia, Carla Paim, destacou que os profissionais precisam conhecer os critérios de inclusão e acompanhar a resposta de cada paciente ao novo tratamento. Segundo ela, a transição exige monitoramento e avaliação individualizada.

Estratégia contempla grupos específicos

Neste primeiro momento, a estratégia de transição contempla crianças e adolescentes de 2 a 17 anos incompletos com diabetes mellitus tipo 1 (DM1). Também estão incluídas pessoas com 70 anos ou mais, com diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2 (DM1 ou DM2).

Durante a capacitação, foram abordados os procedimentos relacionados à mudança da insulina e à necessidade de acompanhamento contínuo dos usuários. A proposta inclui a avaliação da resposta ao tratamento e o monitoramento dos níveis de glicemia.

De acordo com Carla Paim, a preparação das equipes da Atenção Primária também envolve a orientação dos usuários e a identificação de situações que possam exigir ajustes no tratamento durante o período de transição.

Endocrinologista orienta profissionais da rede municipal

A capacitação foi ministrada pela endocrinologista Isabela Machado, que apresentou aos médicos os princípios gerais relacionados à transição da NPH para a Glargina.

Um dos pontos abordados foi a individualização da dose de insulina, considerando a resposta de cada paciente ao tratamento e o acompanhamento da glicemia. A orientação busca preparar os profissionais para conduzir a mudança dentro da rede municipal.

A capacitação integra as ações de qualificação da Atenção Primária para o acompanhamento de pessoas com diabetes. A orientação aos profissionais inclui a necessidade de observar a evolução clínica e a resposta individual durante a transição.

Assistência social e Atenção Primária mantêm ações no município

As duas medidas informadas pelas secretarias municipais envolvem serviços distintos da administração pública de Feira de Santana. Na assistência social, o CRAS Território da Queimadinha passou a funcionar na Rua Carlos Valadares, nº 415, após a desocupação do imóvel anterior em razão das obras do novo Hospital Municipal.

Na saúde, a Atenção Primária capacitou médicos da rede municipal para a transição da insulina NPH para a Glargina, com foco inicial em crianças e adolescentes com DM1 e pessoas com 70 anos ou mais com DM1 ou DM2.

As iniciativas mantêm a prestação dos serviços municipais em novas condições de funcionamento e qualificam as equipes responsáveis pelo atendimento à população, conforme as informações divulgadas pela Prefeitura de Feira de Santana.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo