SEC Bahia intensifica preparação para o ENEM com aulões em 45 municípios e 65 escolas

Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza, entre segunda-feira (24/08/2026) e sexta-feira (28/08/2026), o I Circuito ENEM, programação de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio que contempla 65 unidades escolares de 45 municípios baianos. A iniciativa reúne estudantes da rede estadual em aulões, atividades pedagógicas e estratégias voltadas às áreas cobradas na prova.

Em Salvador, uma das ações ocorreu nesta quarta-feira (26/08/2026), no Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no bairro Costa Azul. Ao todo, 180 estudantes da 3ª série participaram da atividade, que contou com conteúdos de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação.

A programação integra o Programa Universidade para Todos (UPT), iniciativa da SEC voltada à preparação gratuita de estudantes para o ingresso no Ensino Superior. Atualmente, o programa possui 18 mil estudantes matriculados na Bahia e desenvolve atividades como aulas preparatórias, acompanhamento pedagógico, simulados e orientação acadêmica.

Ex-aluno da rede estadual atua como monitor do UPT

Entre os participantes do I Circuito ENEM está Douglas Santos Menezes, de 22 anos, ex-aluno do Colégio Estadual de Tempo Integral Educandário Oliveira Brito, em Euclides da Cunha. Após concluir a educação básica na rede estadual, ele ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atualmente está no 4º semestre.

Douglas também atua como monitor de Biologia do UPT. A participação no programa representa uma continuidade de sua trajetória como estudante da rede pública, agora na condição de colaborador da preparação de outros jovens que buscam ingressar no Ensino Superior.

Segundo o estudante, a experiência na rede estadual influenciou sua decisão de atuar como monitor. Ele afirma que escolheu participar do UPT para contribuir com estudantes que vivem uma trajetória semelhante à que percorreu até chegar à universidade.

Circuito ENEM reúne universidades e rede estadual

O UPT é desenvolvido em parceria com universidades públicas. Participam da iniciativa a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Também integram a parceria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

No I Circuito ENEM, as atividades são realizadas com participação de escolas, universidades públicas, Núcleos Territoriais de Educação e equipes do UPT. A proposta é concentrar, durante a semana, conteúdos e estratégias relacionados ao modelo de avaliação do ENEM.

Aulões trabalham conteúdos cobrados no exame

As atividades desenvolvidas no circuito incluem questões, estratégias de leitura, interpretação de textos e resolução de problemas, organizadas a partir das áreas de conhecimento avaliadas no exame.

Em Salvador, a programação desta quarta-feira reuniu estudantes de 14 unidades escolares, enquanto ações simultâneas foram realizadas em outros 11 municípios. Entre as cidades contempladas estão Seabra, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Feira de Santana.

Para os estudantes que participam das atividades, os encontros funcionam como parte da preparação para o exame e do planejamento para o ingresso no Ensino Superior. Felipe Farias, aluno da 3ª série do Colégio Estadual Thales de Azevedo, afirmou que pretende utilizar a preparação para avançar em direção ao curso de Odontologia.

Programação segue até sexta-feira

O I Circuito ENEM prossegue nesta quinta-feira (27/08/2026), com atividades previstas em 13 unidades de ensino de nove municípios. Na sexta-feira (28/08/2026), último dia da programação, as ações serão realizadas em dez unidades de nove municípios.

A distribuição das atividades amplia o alcance do programa para diferentes regiões da Bahia. Ao longo da semana, estudantes da rede estadual participam de encontros preparados para revisar conteúdos e desenvolver estratégias de resolução de questões relacionadas ao formato do ENEM.

A iniciativa também estabelece uma conexão entre a experiência dos universitários que atuam como monitores e os estudantes que ainda estão no Ensino Médio. Douglas Santos Menezes é um dos exemplos dessa relação, ao retornar ao programa após ingressar em Medicina pela UFBA.

UPT amplia preparação para ingresso no Ensino Superior

Com 18 mil estudantes matriculados, o Programa Universidade para Todos integra as ações de preparação dos estudantes baianos para processos seletivos e para o ENEM. A iniciativa oferece atividades pedagógicas gratuitas e conta com a participação de universidades públicas estaduais e federais.

A experiência de Douglas, que saiu da rede estadual de Euclides da Cunha e chegou ao curso de Medicina da UFBA, passou a ser utilizada também como referência de trajetória durante as atividades do programa. Como monitor, ele compartilha conteúdos de Biologia e experiências relacionadas à preparação para o Ensino Superior.

O I Circuito ENEM encerra nesta sexta-feira (28/08/2026) após cinco dias de atividades em 45 municípios. A programação combina revisão de conteúdos, resolução de questões e orientação aos estudantes, com participação de instituições de ensino e equipes responsáveis pelo UPT.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading