Eleição do CRA-BA terá Chapa 1 como única concorrente e votação pela internet

A Chapa 1 é a única concorrente à eleição do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), marcada para 14 de outubro de 2026 (quarta-feira). O processo definirá a renovação de parte do plenário da entidade, com candidatos que apresentam trajetórias em diferentes áreas da Administração, incluindo gestão pública e privada, ensino, pesquisa, governança, finanças, fiscalização e inovação.

Com o slogan “Responsabilidade para inovar, experiência para conquistar”, o grupo concorre às vagas destinadas à renovação do Conselho Regional. A eleição faz parte do processo nacional do Sistema CFA/CRAs, que prevê, em 2026, a renovação de dois terços dos plenários dos Conselhos Regionais.

Na Bahia, a disputa envolve seis vagas para conselheiros regionais efetivos e seis para suplentes, com mandato de quatro anos, além de uma vaga especial de conselheiro regional suplente, com mandato de dois anos. A composição da Chapa 1 contempla profissionais de diferentes áreas de atuação.

Candidatos da Chapa 1

Para as vagas de conselheiros regionais efetivos, com mandato previsto para o período de 2027 a 2030, concorrem Jair Nascimento Santos, Vera Lúcia dos Santos, Rosilene Maria Cruz, Daisy Lima de Souza Santos, Waldeck Brandão Uzêda e Silva e Celso Lopes Serpa.

As respectivas vagas de conselheiros regionais suplentes, também com mandato de 2027 a 2030, são disputadas por Lucas Rosas de Freitas Sá Barreto, João Sotero do Vale Júnior, Carla Silva da Silva, Paulo Eduardo Matias Lessa, Roberto Ibrahim Uehbe e Raimundo Santos Silva.

A chapa também apresenta Maria Isabel Vitória de Carvalho como candidata à vaga especial de conselheira regional suplente, cujo mandato será de 2027 a 2028. Ao todo, a composição reúne 13 candidatos entre as diferentes modalidades previstas para a renovação do plenário na Bahia.

Votação será exclusivamente pela internet

A eleição do CRA-BA será realizada exclusivamente pela internet, em 14 de outubro de 2026, das 0h às 22h, no horário de Brasília. O processo integra o calendário eleitoral do Sistema CFA/CRAs e segue as regras nacionais estabelecidas para a renovação dos conselhos regionais.

O voto é obrigatório para os profissionais que integram o colégio eleitoral, desde que tenham registro principal e estejam em pleno gozo de seus direitos profissionais, conforme as normas do processo eleitoral.

A votação será realizada por meio do portal votaadministrador.org.br. Os profissionais habilitados deverão utilizar o sistema eletrônico dentro do período definido para registrar o voto.

Renovação alcança dois terços dos plenários

O processo eleitoral de 2026 prevê a renovação de dois terços dos plenários dos Conselhos Regionais de Administração. Na Bahia, a composição a ser escolhida inclui seis conselheiros efetivos e seis suplentes para mandatos de quatro anos.

Além dessas vagas, está prevista uma vaga especial de conselheiro regional suplente, com mandato de dois anos. A estrutura busca atender à composição estabelecida para o processo de renovação dos plenários do Sistema CFA/CRAs.

O Sistema CFA/CRAs é formado pelo Conselho Federal de Administração e pelos Conselhos Regionais de Administração instalados nas 27 unidades da Federação. Entre as atribuições do sistema estão a fiscalização e a disciplina do exercício profissional, além de ações relacionadas à valorização e ao desenvolvimento da Administração.

Diversidade de áreas compõe candidatura

A Chapa 1 reúne profissionais com experiências declaradas em diferentes segmentos da Administração. Entre os campos mencionados estão gestão pública, gestão privada, ensino, pesquisa, governança, finanças, fiscalização e inovação.

A composição é apresentada como uma proposta de atuação voltada aos profissionais de Administração, tendo como referência o slogan adotado pelo grupo. Como única chapa inscrita para o pleito na Bahia, a Chapa 1 concorrerá às vagas previstas para a renovação parcial do plenário do CRA-BA.

A eleição de 14 de outubro de 2026 definirá os representantes que ocuparão as vagas destinadas ao mandato de 2027 a 2030, além da vaga especial com mandato até 2028. O processo será realizado de forma eletrônica, conforme o calendário eleitoral do Sistema CFA/CRAs.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading