Feira de Santana registra 4,5 mil novos empregos em 2026, com avanço entre mulheres e trabalhadores acima de 40 anos

O mercado de trabalho de Feira de Santana registrou saldo positivo de 4.514 empregos formais entre janeiro e agosto de 2026, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No período, foram contabilizadas 49.390 admissões e 44.876 desligamentos no município.

A composição desse saldo apresenta diferenças conforme sexo, escolaridade e faixa etária. Entre os destaques estão as mulheres, que registraram saldo de 2.298 postos, os trabalhadores com ensino superior completo, com 604 empregos, e os profissionais com idade acima de 40 anos, que somaram 830 postos de saldo positivo nas faixas de 40 a 49 e de 50 a 64 anos.

O maior saldo por faixa etária, contudo, foi registrado entre trabalhadores de 18 a 24 anos, com 2.869 postos. Os dados também apontam resultados positivos entre pessoas de até 17 anos, de 25 a 29 anos, de 30 a 39 anos e de 65 anos ou mais.

Mulheres registram saldo superior ao dos homens

Na divisão por sexo, as mulheres tiveram saldo positivo de 2.298 postos de trabalho entre janeiro e agosto, enquanto os homens registraram 2.216 postos. A diferença entre os dois grupos foi de 82 empregos formais favorável às trabalhadoras.

Para a secretária municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira, os números indicam diversificação no perfil dos trabalhadores que ingressaram ou permaneceram no mercado formal.

Segundo a secretária, a presença de profissionais com ensino superior e de pessoas acima dos 40 anos reforça a relevância da qualificação profissional e da intermediação de mão de obra para diferentes perfis de trabalhadores.

Ensino médio concentra maior saldo por escolaridade

Entre os níveis de escolaridade, trabalhadores com ensino médio completo apresentaram o maior saldo, com 3.549 postos de trabalho no período analisado.

Na sequência aparecem os profissionais com ensino superior completo, que registraram saldo positivo de 604 empregos. O resultado coloca os trabalhadores com maior nível de escolaridade entre os grupos com participação relevante no crescimento do emprego formal do município.

O desempenho também é acompanhado pela distribuição etária. Além dos 2.869 postos registrados entre trabalhadores de 18 a 24 anos, houve saldo positivo de 321 empregos para pessoas de até 17 anos, 166 entre 25 e 29 anos e 285 entre 30 e 39 anos.

Trabalhadores acima dos 40 anos somam 830 postos

Os dados do Caged mostram ainda a participação de trabalhadores mais velhos no saldo de empregos formais. A faixa de 40 a 49 anos registrou 500 postos, enquanto o grupo de 50 a 64 anos teve saldo positivo de 330 empregos.

Somadas, as duas faixas representam 830 postos de trabalho entre janeiro e agosto de 2026. Trabalhadores com 65 anos ou mais também apresentaram resultado positivo, com 23 postos.

Para o diretor da Casa do Trabalhador, Magno Felzemburgh, os números demonstram a presença de profissionais com experiência entre os grupos que apresentaram saldo positivo. Ele defende a manutenção de ações de qualificação e intermediação de mão de obra voltadas a trabalhadores de diferentes idades.

Produção industrial lidera saldo por grupo ocupacional

Na distribuição por ocupação, o maior saldo informado foi registrado entre trabalhadores da produção de bens e serviços industriais, com 1.909 postos de trabalho.

Em seguida aparecem os trabalhadores dos serviços e vendedores do comércio em lojas e mercados, com saldo de 1.075 postos, e os profissionais das ciências e das artes, com 673 empregos.

Também apresentaram resultados positivos os técnicos de nível médio, com 508 postos, e os trabalhadores de serviços administrativos, com 366. O levantamento registra ainda saldo de 125 postos em outro grupo de trabalhadores da produção de bens e serviços industriais e de 19 empregos entre trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.

Saldo positivo reúne diferentes perfis profissionais

Os números do Caged indicam que Feira de Santana encerrou os oito primeiros meses de 2026 com crescimento líquido do emprego formal, resultado da diferença entre admissões e desligamentos registrados no período.

A composição do saldo mostra participação de trabalhadores de diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e grupos ocupacionais. Mulheres, profissionais com ensino superior completo e trabalhadores com mais de 40 anos aparecem entre os segmentos que contribuíram para o resultado.

O desempenho de 4.514 postos de trabalho resulta de um mercado que contabilizou 49.390 admissões e 44.876 desligamentos entre janeiro e agosto. Os dados, portanto, apontam para crescimento do emprego formal no município e para uma composição diversificada dos trabalhadores que apresentaram saldo positivo no período.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading