Em uma emocionante e reverente homenagem à Santa Dulce dos Pobres, renomados artistas baianos uniram as vozes e talentos para gravar um clipe especial. Os cantores Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Margareth Menezes, ministra da Cultura do Governo Lula prestam tributo à primeira santa brasileira. O vídeo, intitulado “Doce Luz”, foi divulgado em 13 de março de 2023 (segunda-feira), data que marcou os 31 anos de falecimento da primeira santa nascida no Brasil.
A comovente canção, composta por Léo Passos e Chico Gomes, foi escolhida para ser interpretada pelos artistas, e ressalta a vida e a obra de Irmã Dulce, que dedicou sua existência aos menos favorecidos e à promoção do amor e da caridade. O clipe foi uma iniciativa da Capela Santa Dulce de Castro Alves, um dos locais sagrados que homenageiam a santa na Bahia.
A gravação do clipe contou com a direção artística de Jackson Costa, renomado diretor baiano, que buscou transmitir toda a essência e simbolismo da trajetória de Irmã Dulce por meio das imagens captadas. Além dos artistas consagrados, o clipe também contou com a participação especial do Coral da Escola de Música José Oliveira, formado por talentosas crianças que trouxeram seu encanto e pureza vocal para enaltecer a mensagem da santa.
A lembrança da morte de Irmã Dulce, ocorrida em 13 de março de 1992, aos 77 anos, torna-se ainda mais significativa com essa emocionante homenagem, que perpetua sua memória e o impacto transformador de suas ações na sociedade brasileira. A baiana, conhecida como “O Anjo Bom da Bahia”, foi canonizada em 13 de outubro de 2019, durante uma cerimônia histórica presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano.
O processo de canonização de Dulce foi notável pela celeridade, tornando-se o terceiro mais rápido da história. Apenas 27 anos após seu falecimento, Irmã Dulce foi oficialmente reconhecida como santa, seguindo os passos do Papa João Paulo II, canonizado após nove anos, e de Madre Teresa de Calcutá, canonizada 19 anos após seu falecimento.
A vida e o legado de Irmã Dulce permanecem como fonte de inspiração para milhões de pessoas, e a sua canonização trouxe uma devoção ainda maior por todo o país. Por meio desse clipe em sua homenagem, os artistas baianos reafirmam o impacto duradouro de sua obra e a importância de continuar promovendo ações de solidariedade e amor ao próximo.
O clipe musical é uma forma de celebrar o legado de amor e serviço da Santa Dulce dos Pobres, que continua inspirando milhares de pessoas pelo mundo.
Sobre a santa da Bahia
A Santa Dulce dos Pobres, cujo nome de batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nasceu em Salvador, Bahia, em 26 de maio de 1914 e faleceu em 13 de março de 1992, aos 77 anos. Ela foi canonizada em 13 de outubro de 2019, pelo Papa Francisco, no Vaticano. O processo de canonização de Dulce foi o terceiro mais rápido da história: 27 anos após seu falecimento.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




