Um novo levantamento realizado pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) analisou a taxa de resolução de inquéritos policiais em todo o país em 2022, com base em dados fornecidos por cada instituição policial estadual e federal. De acordo com o estudo, a média nacional de resolução de inquéritos foi de 64,16% em 2022.
O presidente da Adepol, Rodolfo Queiroz Laterza, explicou que esse levantamento é feito a pedido da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados desde 2021 e fornece uma visão abrangente sobre os índices de resolutividade e elucidação de inquéritos policiais nas Polícias Civis e na Polícia Federal.
Na Polícia Federal, o índice de resolução de inquéritos foi de 81,29% em 2021 e 82,31% até agosto de 2022. Além disso, os indicadores de resolução de crimes de homicídio, comparáveis aos dos EUA, alcançaram 80,46% em 2022, superando os da Inglaterra, que foram de apenas 7,8%.
O levantamento incluiu quesitos relacionados à existência de índices de resolução de inquéritos policiais anuais nas Polícias Civis, bem como os indicadores de resolutividade de inquéritos de crimes de homicídio, patrimônio e violência doméstica. O período de referência foi entre 2018-2020, com base nos dados fornecidos por cada instituição.
Os resultados mostram uma taxa de resolução de inquéritos de 52,44% na região Sudeste, a mais populosa do país. No Norte e Nordeste, esse número supera os 60%, chegando a 77% no Centro-Oeste.
De acordo com Laterza, esses números refletem o trabalho dedicado dos servidores das Polícias Civil e Federal em todo o país.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




