TSE multa Jair Bolsonaro por impulsionamento ilegal contra campanha de Lula

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou uma multa de R$ 10 mil para o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (28/09/2023) por impulsionamento negativo na internet contra a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. Na mesma decisão, a campanha de Bolsonaro também foi multada em R$ 30 mil pela mesma infração.

A decisão, tomada de forma unânime, encerra o julgamento definitivo de uma ação protocolada no ano passado pelos advogados da coligação de Lula. A acusação alegou que foram veiculados dez anúncios em um site de busca com o objetivo de direcionar os usuários para uma página contendo conteúdo negativo, o que é proibido pela legislação eleitoral.

Durante o período eleitoral, o conteúdo em questão foi removido do ar por meio de uma decisão liminar emitida pelo TSE.

No decorrer do julgamento, a defesa da coligação de Bolsonaro negou as acusações de impulsionamento ilegal e expressou sua oposição à aplicação da multa. Esta decisão do TSE reforça a importância de cumprir as regras eleitorais estabelecidas para garantir um processo eleitoral justo e equitativo.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading