Feira de Santana: Programação no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva marca campanha Setembro Surdo

No último sábado (30/09/2023), o Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, em Feira de Santana, realizou uma programação especial em homenagem ao Setembro Surdo. Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de conhecer e aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a iniciativa busca promover a inclusão das pessoas surdas.

A Libras, como segunda língua oficial do Brasil, desempenha um papel fundamental na inclusão e comunicação eficaz com a comunidade surda. Para destacar essa relevância, o evento incluiu diversas atividades, como uma roda de conversa com o tema “Tenho um filho surdo, e agora?”, homenagens aos intérpretes, além de oficinas de Libras, pintura no rosto, corpo e movimento, e artes.

A coordenadora do Atendimento Educacional Especializado na área de surdez, Meiry Pires, enfatiza a importância dessas ações para sensibilizar a comunidade sobre as lutas e conquistas das pessoas surdas. Na Educação Municipal, os estudantes surdos contam com intérpretes nas escolas, cursos de Libras nas unidades escolares e programas específicos de suporte, como os oferecidos pelo Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva.

De acordo com o Centro, 30 estudantes surdos estão matriculados na Educação Municipal. A diretora da unidade, Isabella Carvalho, ressalta que iniciativas como essa contribuem significativamente para a construção de uma educação inclusiva real, que atenda às necessidades de todos os estudantes.

Para Fabiana Santiago, mãe de Laura Santiago, uma criança surda de 4 anos, a participação em eventos como esse é motivo de alegria e reconhecimento pela dedicação da equipe de educação inclusiva.

“Eu vejo em cada detalhe a responsabilidade da equipe da educação inclusiva e também na escola. É a certeza de que estamos proporcionando o melhor para nossos filhos.”

Laurinha, como é carinhosamente chamada, frequenta o Centro Municipal de Educação Infantil Luzia de Almeida Souza, onde, além de estar na sala regular, conta com o suporte de uma intérprete. No Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva, ela participa do Atendimento Educacional Especializado na área de surdez, aprendendo a Libras como primeira língua e recebendo acompanhamento de psicopedagogas e psicomotricistas.

O Setembro Surdo, também conhecido como Setembro Azul, é dedicado à conscientização sobre acessibilidade e celebra as conquistas da comunidade surda ao longo dos anos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading