O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou veementemente os ataques do Hamas contra cidades israelenses. Ele expressou sua preocupação com os relatos de civis sendo atacados e raptados em suas próprias casas. Guterres instou à máxima contenção e apelou por esforços diplomáticos para evitar uma escalada na violência.
Ele enfatizou que os civis devem ser protegidos de acordo com o direito humanitário internacional e pediu a libertação imediata de todas as pessoas raptadas. O secretário-geral enfatizou que a violência não pode ser a solução para o conflito e que apenas por meio de negociações a paz pode ser alcançada.
Na manhã deste sábado (07/10/2023), o coordenador da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio, Tor Wennesland, também condenou o ataque do Hamas contra cidades israelenses perto da Faixa de Gaza. Ele destacou que a violência deixou várias vítimas e enfatizou que os ataques contra civis devem cessar imediatamente. Wennesland está em contato com todas as partes envolvidas para pedir contenção e proteção à população. Ele apelou para que todos evitem a escalada da violência.
O chefe da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, expressou preocupação com os inúmeros foguetes disparados por grupos armados palestinos contra Israel, que resultaram em mortes e ferimentos. Turk também manifestou apreensão com os civis feitos reféns e enfatizou que a população nunca deve ser alvo de ataques. Ele apelou para precauções a serem tomadas para evitar vítimas civis e para o fim imediato da violência.










Deixe um comentário