A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma vez vista como uma poderosa aliança militar, agora enfrenta críticas contundentes de Scott Ritter, ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Em uma entrevista concedida a Danny Haiphong, Ritter alega que a OTAN perdeu completamente sua credibilidade e se mostra incapaz de resistir a um confronto direto com a Rússia.
A crítica do especialista foca especialmente nas Forças Armadas alemãs, notando uma degradação significativa, resultante das sanções antirrussas. Ritter destaca a incapacidade da Alemanha de fornecer tanques para seu próprio exército, apontando para a qualidade duvidosa dos tanques Leopard e M1 Abrams utilizados pela OTAN.
“A OTAN era guiada pela ideia de que era uma enorme aliança composta por exércitos modernos e tecnologia moderna. Mas acontece que essas armas são lixo, e o exército da OTAN é inútil”, declara Ritter, questionando a eficácia da aliança em sua configuração atual.
O ex-oficial de inteligência ressalta que a situação nas Forças Armadas alemãs reflete um exército de tempo de paz, composto, em grande parte, por pessoas que não conseguiram encontrar alternativas de emprego mais atrativas.
Em meio a essas críticas, Ritter conclui que a Rússia não busca um confronto direto com a OTAN, proporcionando uma possível “boa notícia” para a aliança.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




