Novo imposto mínimo mundial sobre lucros de multinacionais entra em vigor

A partir de janeiro de 2024, um marco inovador na tributação internacional começa a moldar o cenário global: o “imposto mundial mínimo” de 15% sobre os lucros das multinacionais entra em vigor, aplicado por 140 signatários. Essa iniciativa representa um avanço significativo ao eliminar as isenções fiscais em paraísos e aumentar as taxas, desafiando práticas em locais como a Irlanda, onde apenas 12,5% eram tributados.

A taxa mínima será cobrada mesmo de empresas sem presença física nos territórios onde geram receitas, direcionando-se especialmente a companhias que faturam mais de € 750 milhões, abrangendo menos de 10 mil empresas globalmente. Essa abordagem visa aumentar a arrecadação de grandes empresas de tecnologia, forçando entidades como uma empresa alemã nas Bahamas a pagar 15% sobre operações realizadas na Alemanha.

O acordo, costurado ao longo de uma década pela OCDE no âmbito do BEPS, busca coibir práticas prejudiciais e tornar o sistema mais transparente. No entanto, os Estados Unidos e a China, as maiores economias mundiais, permanecem fora do acordo, enquanto 50 nações já implementaram as regras nacionalmente.

Apesar de observadores alertarem sobre potencial continuidade da guerra fiscal, os defensores acreditam que a colaboração internacional e as penalidades previstas no acordo podem mitigar desequilíbrios, proporcionando uma transição para uma tributação mais equitativa. A OCDE espera uma arrecadação global de US$ 220 bilhões ao ano com a implementação progressiva do imposto entre 2024 e 2025.

O Brasil, que está na fase de considerações, já indicou sua intenção de aderir ao acordo, destacando os benefícios para coibir práticas de sonegação fiscal e fortalecer a arrecadação.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading