A Prefeitura de Salvador deu um passo significativo em direção à implementação da cidade inteligente com o lançamento do edital para a construção do Centro de Comando de Operações (CCO), conforme publicado no Diário Oficial do Município na última segunda-feira (22/01/2024). O CCO, parte integrante do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), será estabelecido no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário.
A iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), visa integrar tecnologias e dados administrados pela Prefeitura, proporcionando a gestão compartilhada entre diversos órgãos e instituições municipais. O CCO abrangerá sistemas da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Ordem Pública, Trânsito, Iluminação Pública, Mobilidade, entre outros. Samuel Araújo, titular da Semit, destaca que o CCO eleva Salvador a um novo patamar de inovação, enfatizando a gestão baseada em dados, coletados pela Infovia, processados na Nuvem Urbana e transformados em informações relevantes através do Big Data da Cidade.
O projeto contribuirá para alcançar os Objetivos da Cidade Inteligente (OCI) delineados no PDTCI, promovendo uma gestão mais ágil e eficiente. Os investimentos recentes da Prefeitura em tecnologia, como a Infovia, Nuvem Urbana, Salvador Digital e a distribuição de dispositivos eletrônicos nas escolas municipais, reforçam o compromisso de Salvador em se tornar uma referência em cidade inteligente, melhorando a qualidade de vida da população.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




