O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta quinta-feira (01/02/2024), a posse de Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça e Segurança Pública. Em uma cerimônia no Palácio do Planalto, Lula destacou os desafios do combate ao crime organizado, referindo-se a ele como uma “indústria multinacional com muito poder” que permeia todas as atividades do país.
Lula expressou confiança em Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e abordou as expectativas da nova gestão. O novo ministro sucede Flávio Dino, indicado por Lula para uma vaga no STF, cuja nomeação foi aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado.
Durante o discurso, Lula enfatizou a necessidade de construir parcerias nacionais e internacionais para enfrentar a complexidade da “indústria do crime”. Lewandowski, por sua vez, ressaltou a infiltração das organizações criminosas em órgãos públicos e defendeu o trabalho de inteligência para combater seus líderes e bloquear suas movimentações financeiras.
Ambos os líderes concordaram sobre a importância de uma aliança entre estados, municípios e o governo federal, destacando a responsabilidade primária dos entes federativos na segurança pública. Lewandowski também sublinhou a relevância das políticas públicas sociais no combate à violência.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como os presidentes do STF e do Congresso Nacional, além de ministros da Suprema Corte e outros membros do governo.
Ricardo Lewandowski, ex-magistrado que alcançou o ápice do Poder Judiciário, deixou o STF em abril de 2023, antecipando sua aposentadoria. Ele reassume agora como ministro da Justiça, indicado por Lula, e afirma que continuará as políticas do ministério. Flávio Dino, o antecessor, assume sua vaga no STF em 22 de fevereiro.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




