Após enfrentar dois dias de detenção, Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal (PL), teve sua liberdade provisória concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O líder político deixará a sede da Polícia Federal, em Brasília, contudo, estará sujeito a uma série de medidas cautelares, cuja não observância pode resultar no retorno à prisão.
A decisão de Moraes veio após a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitir um parecer favorável à soltura de Costa Neto. A PGR destacou a idade avançada do político, 74 anos, e a ausência de ameaça grave ou violência para fundamentar a concessão da liberdade. Na noite anterior à decisão, o ministro havia transformado a prisão do presidente do PL em preventiva, sem prazo determinado, solicitando, no entanto, a manifestação da PGR.
Enquanto Costa Neto recupera sua liberdade, os colaboradores do ex-presidente Jair Bolsonaro permanecem detidos. Filipe Martins Garcia, ex-assessor especial de Bolsonaro, o coronel do Exército Marcelo Costa Câmara, também ex-assessor especial, e o major Rafael Martins de Oliveira têm suas prisões preventivas mantidas.
A prisão de Costa Neto ocorreu no contexto da Operação Tempus Veritatis (A Hora da Verdade), que cumpriu mandados de busca e apreensão. O político foi detido em flagrante na manhã de quinta-feira por posse ilegal de arma, e posteriormente, a Polícia Federal encontrou uma pepita de ouro de origem não comprovada, configurando o crime de usurpação mineral, inafiançável. A defesa argumenta que a pepita era de baixo valor e que a posse não caracterizava delito, enquanto a arma, segundo os advogados, pertencia a um parente e estava devidamente registrada.
O advogado Fabio Wajngarten, representante da defesa de Jair Bolsonaro, comunicou a decisão nas redes sociais, informando que “O presidente [nacional do PL] Valdemar acaba de ser solto decorrente de decisão do Ministro Alexandre de Moraes. Teve concedida a sua liberdade provisória.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




