A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou a criação de 11 novos cursos de pós-graduação stricto sensu em 2023, incluindo 5 doutorados acadêmicos e 1 doutorado profissional em programas já existentes, além de 3 novos programas de pós-graduação, sendo 1 com mestrado acadêmico, 1 com mestrado profissional e 1 com mestrado e doutorado acadêmico. Adicionalmente, a UFBA ingressou em um novo programa profissional de forma associativa com outras universidades brasileiras.
A coordenadora de Ensino de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Dayana Costa, explicou que essas iniciativas visam atender à crescente demanda por cursos, especialmente em nível de doutorado. Todos os cursos de pós-graduação da UFBA estão disponíveis para consulta no Catálogo de Cursos de Pós Graduação da instituição.
Os novos cursos e programas estão focados em áreas estratégicas, como ciências de dados, saúde, comunicação, design, meio ambiente e engenharias. Alguns se destacam pelo pioneirismo, como o doutorado profissional em saúde coletiva, que se torna o primeiro doutorado profissional no país nessa área, e o novo programa dedicado à ciência de dados, oferecendo mestrado e doutorado acadêmico em Estatística e Ciência de Dados.
Parte desses cursos já possui autorização de funcionamento publicada pelo Ministério da Educação (MEC), com alguns deles já em processo seletivo, como o doutorado acadêmico em Saúde Coletiva. A expectativa é que todos os novos cursos estejam operacionais ainda neste ano.
A despeito das dificuldades orçamentárias enfrentadas, a UFBA continua seu compromisso com a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, mantendo-se atenta às demandas da sociedade e aos desafios contemporâneos.
Lista dos novos cursos da UFBA
- Mestrado e Doutorado Acadêmico em Estatística e Ciências de Dados (PPG novo)
- Mestrado Acadêmico em Design (PPG novo)
- Mestrado Profissional em Gestão e Práticas em Comunicação e Cultura (PPG novo)
- Doutorado Acadêmico Estudos interdisciplinares sobre a Universidade
- Doutorado Acadêmico Saúde Coletiva – IMS – Campus Vitória da Conquista
- Doutorado Acadêmico Saúde, Ambiente e Trabalho
- Doutorado Acadêmico Biociências – IMS – Campus Vitória da Conquista
- Doutorado Acadêmico em Meio Ambiente, Águas e Saneamento
- Doutorado Profissional em Saúde Coletiva
- Mestrado Profissional em Saúde da Família (em associação)
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




