O setor varejista brasileiro continua sua trajetória de recuperação, registrando um aumento de 1% nas vendas em fevereiro deste ano em comparação com o mês anterior. Essa é a segunda alta consecutiva, após um crescimento de 2,8% em janeiro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11/04/2024) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com esse desempenho, o varejo atingiu o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2000, superando o recorde anterior alcançado em outubro de 2020. Na comparação com fevereiro de 2023, o crescimento foi de 8,2%, e no acumulado do ano e nos últimos 12 meses, o setor registrou altas de 6,1% e 2,3%, respectivamente.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), seis das oito atividades do varejo apresentaram crescimento em relação a janeiro deste ano. Destaque para os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com aumento de 9,9%, seguidos por outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (3,2%).
A receita nominal também acompanhou essa tendência de crescimento, registrando um aumento de 1,2% em relação a janeiro deste ano, 10,9% na comparação com fevereiro do ano passado, e altas de 8,2% no acumulado do ano e 3,6% nos últimos 12 meses.
O varejo ampliado, que inclui materiais de construção e venda de veículos e peças, também apresentou um desempenho positivo, com um crescimento de 1,2% na passagem de janeiro para fevereiro. Enquanto o comércio de veículos, motos, partes e peças cresceu 3,9%, os materiais de construção tiveram uma leve queda de 0,2%.
Na comparação com fevereiro do ano passado, o varejo ampliado registrou um aumento de 9,7%. O setor também apresentou crescimento no acumulado do ano (8,2%) e nos últimos 12 meses (3,6%). A receita nominal acompanhou essa tendência, com um aumento de 1,6% em relação a janeiro deste ano e altas de 11,9% e 10,1% no acumulado do ano e nos últimos 12 meses, respectivamente.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




