Ministro Fernando Haddad espera acordo do G20 até novembro de 2024 para taxar super-ricos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestou otimismo em relação a um possível acordo entre os países do G20 para taxar os super-ricos até o mês de novembro deste ano. Em declaração nesta quarta-feira (17/04/2024), durante uma viagem aos Estados Unidos, Haddad mencionou o apoio do governo do presidente Joe Biden à medida proposta pelo Brasil, que ocupa a presidência do G20 até novembro.

Segundo Haddad, há a perspectiva de que seja emitido um comunicado político em julho e, posteriormente, em novembro, com o consentimento dos membros do G20, indicando a necessidade de análise da proposta de taxação e a validade de aprofundar o debate ao longo dos próximos anos.

Apesar do aparente alinhamento, Haddad destacou a importância de tratar o tema como prioridade nos próximos anos entre os países do G20. Para ele, a coordenação internacional é fundamental, visto que a taxação realizada por apenas um país seria ineficaz e poderia gerar conflitos de interesse. O ministro ressaltou ainda o apoio do governo Biden à iniciativa.

Em relação ao Brasil, Haddad enfatizou a necessidade de vontade política para que a proposta avance. O comunicado conjunto do G20, segundo o ministro, deverá abordar três pontos principais: o intercâmbio de dados entre os países, o apoio técnico da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e um prazo curto para implementação das medidas, demonstrando o compromisso dos países com a taxação.

O ministro francês das Finanças, Bruno Le Maire, expressou concordância com a importância de aprovar a medida, enfatizando a necessidade de vontade e determinação política para sua efetivação.

*Com informações da Agência Brasil.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.