Um grupo de jornais dos Estados Unidos tomou uma medida drástica ao processar a OpenAI e a Microsoft, alegando que essas empresas de tecnologia têm utilizado ilegalmente milhões de artigos noticiosos protegidos por direitos autorais. A acusação central é que esses conteúdos estão sendo “roubados” para alimentar o treinamento de plataformas de conversa baseadas em inteligência artificial.
A queixa, apresentada em um tribunal federal de Nova Iorque, conta com a participação de jornais renomados como o The New York Daily News, o Chicago Tribune e o Denver Post. Frank Pine, diretor executivo do MediaNews Group and Tribune Publishing, expressou a preocupação do setor de mídia em relação ao uso não autorizado de seu trabalho para o benefício das grandes empresas de tecnologia. Ele destacou o investimento significativo feito pelos jornais na coleta e divulgação de informações, afirmando que não podem permitir que suas obras sejam usadas para construir negócios lucrativos para terceiros sem compensação adequada.
Além dos jornais mencionados, outros participantes na ação coletiva incluem o Mercury News, também do MediaNews Group, o Orange County Register, o St. Paul Pioneer-Press, o Orlando Sentinel e o South Florida Sun Sentinel.
A OpenAI e a Microsoft ainda não comentaram publicamente sobre o processo.










Deixe um comentário