Neste sábado (01/06/2024), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), realizou a entrega de importantes equipamentos para a Prefeitura Municipal de Lajedinho. Essa ação tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento local, beneficiando diretamente os agricultores familiares e suas respectivas famílias.
Entre os equipamentos entregues, destaca-se uma carreta destinada a melhorar as condições de irrigação nas plantações, abastecimento de água e limpeza das estradas vicinais. Adicionalmente, foi entregue um kit de irrigação para 1 hectare, que impulsionará de forma significativa a produção agrícola do município.
Outro equipamento importante entregue foi um trator com implementos para a Associação Comunitária do Paraíso Baixão. O trator é composto por um arado reversível hidráulico, uma carreta agrícola com capacidade mínima de 4 toneladas, uma caçamba de madeira de dois eixos e uma grade hidráulica com 24 discos de 18 polegadas. Esses implementos beneficiarão diretamente 80 agricultores, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para aumentar sua produtividade.
A presidente da Associação Comunitária do Paraíso Baixão, Sirleide Pereira, expressou sua gratidão pelos novos equipamentos. “É uma vitória, uma conquista para todos. O trator vai atender cada um que necessita fazer um trabalho, carregar uma madeira, uma mandioca, coisas desse tipo. É um sonho realizado não só para mim, como presidente, mas também para os associados, que estavam precisando”, declarou.
Além desses investimentos, Lajedinho também está avançando na implantação de um abatedouro para suínos no Povoado de Arrecifes. Com capacidade para o abate de 40 animais por dia, o projeto é uma resposta às crescentes demandas por carne suína segura e de qualidade na região. A iniciativa é parte de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Lajedinho e a CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), visando promover o desenvolvimento econômico sustentável e fortalecer a agricultura familiar no município.
A suinocultura no Povoado de Arrecifes representa uma importante fonte de renda para a comunidade, composta por 50 produtores de suínos com cerca de 100 animais cada. A implantação do abatedouro contribuirá para melhorar as práticas de produção, oferecendo carne suína de alta qualidade aos consumidores locais e gerando novas oportunidades de negócio para os produtores.
Segundo Duilio Carvalho da Silva, da Associação dos Criadores e Produtores de Arrecifes e Adjacências, as expectativas em relação ao abatedouro são promissoras.
“Essa possibilidade faz ressurgir um sonho que nós, como criadores, sonhamos anos atrás, quando vislumbramos a possibilidade de crescer e desenvolver nossa atividade de forma regular e com a segurança necessária para comercializar nossos produtos”, afirmou. Para Duilio, a melhoria será significativa e abrirá diversas oportunidades. “Dará possibilidade de crescimento e confiança para investir com a certeza de que teremos como comercializar nossos produtos em toda nossa circunvizinhança e também nas demais regiões. Algo desse tamanho, além de gerar empregos diretos e indiretos, colabora para o fortalecimento econômico e a melhoria na qualidade de vida, e os impactos positivos serão importantes para a cidade e as comunidades locais”, concluiu.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




