TJBA conduz última audiência entre Arquidiocese de Salvador e Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim

O Desembargador Jorge Barretto, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desempenhou o papel de mediador na quarta e última audiência de tentativa de conciliação entre a Arquidiocese de Salvador e a Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Apesar dos esforços, não foi alcançado um consenso e, portanto, o processo seguirá o curso legal estabelecido. Anteriormente, uma terceira tentativa de conciliação foi conduzida por representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA) no final do mês de maio.

O processo, atualmente em fase de instrução, busca resolver conflitos administrativos entre as partes e foi conduzido pelo Desembargador com o intuito de chegar a um acordo através da conciliação, especialmente considerando a relevância do tema para a cultura baiana, como a religiosidade.

Durante a audiência, o Magistrado destacou aos presentes que as tentativas de conciliação não representaram tempo perdido pelo Judiciário baiano, enfatizando que algo de grande importância foi iniciado com a ação: o estabelecimento do diálogo entre as partes.

“Todos nós plantamos, aqui, sementes que vão frutificar, talvez não agora, mas, com certeza, no futuro”, ressaltou.

Essa iniciativa reforça o compromisso do Tribunal de Justiça da Bahia com o Programa de Conciliação no 2º Grau de Jurisdição, alinhado com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fortalecer a Política Judiciária de métodos autocompositivos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading