Órgãos estaduais prestam serviços em Cachoeira durante comemorações 2024 da Independência do Brasil na Bahia

Como parte das comemorações pela Independência do Brasil na Bahia, a sede administrativa do Estado foi transferida para a cidade de Cachoeira na terça-feira (25/06/2024). Esta mudança, aprovada pela lei 10.695 de 2007, ocorre anualmente. Nesta data, o governador Jerônimo Rodrigues e diversos órgãos baianos despacham diretamente da cidade do recôncavo.

O Plantão Integrado dos Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), foi instalado na quinta-feira, dia 20, e ofereceu diversos serviços aos moradores de Cachoeira e municípios próximos até esta terça-feira, dia 25. A iniciativa reúne órgãos públicos e entidades da sociedade civil para atuar na proteção e defesa dos direitos humanos através de um Comitê de Proteção Integral. Nos postos de serviço, é possível fazer denúncias de violência contra crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres, pessoas negras, LGBT, entre outros públicos.

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou um receptivo especial, com manifestações culturais da Bahia e funcionamento no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), voltado para as comemorações da Independência da Bahia. Agentes especializados prestaram atendimento em português e inglês, compartilhando informações sobre pontos turísticos na região e nas 13 zonas turísticas baianas.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), vinculado à Secretaria da Administração (Saeb), também esteve presente na cidade. A carreta do SAC Móvel ficou estacionada na Praça Dr. Milton, em frente à Santa Casa de Misericórdia, até às 17h desta quarta-feira, dia 26. No local, foram emitidos, de forma gratuita, carteira de identidade (RG) e antecedentes criminais, além de atendimento da Ouvidoria Geral do Estado.

O operador de máquinas e morador da cidade, Wellington Azevedo, destacou a eficácia do serviço, ressaltando a conveniência de obter documentos importantes sem precisar viajar. Bianca Conceição, mulher trans, também aproveitou a presença do SAC para obter seu novo documento com a redesignação de gênero, elogiando a rapidez e simplicidade do processo.

As equipes do Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela (CRNM), vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), estiveram disponíveis para receber, encaminhar e acompanhar denúncias de racismo ou intolerância religiosa, garantindo apoio psicológico, social e jurídico às vítimas. A titular da pasta, Ângela Guimarães, destacou a receptividade da população local e a importância do território de resistência negra.

Um dos momentos mais aguardados foi o desfile das bandas e fanfarras em homenagem às tropas que lutaram pela independência da Bahia e do Brasil. Moradores e visitantes comemoraram a passagem dos carros com o caboclo e a cabocla, símbolos da luta e resistência do povo baiano. Ana Cristina, nascida em Cachoeira e atual moradora de Aracaju, destacou o valor histórico e cultural do desfile.

O desfile cívico contou com a participação de bandas e fanfarras de diversos colégios estaduais da região, destacando a presença de 60 estudantes do Colégio Estadual de Cachoeira, que trouxeram para as ruas o tema “70 anos do colégio”.

A Independência do Brasil foi declarada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, porém, o exército português continuou a resistir, dominando o território baiano até 2 de julho de 1823. A luta na Bahia representou o rompimento com a presença militar portuguesa, conforme explica o historiador Ricardo Carvalho, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A batalha consolidou nomes como Joana Angélica e Maria Felipa, que se tornaram “Heróis da Independência”.

Vista aérea de Cachoeira.
Vista aérea de Cachoeira.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading