Declaração da OTAN reforça hegemonia dos EUA, afirma economista

A mais recente declaração conjunta da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) representa um firme compromisso com a hegemonia dos Estados Unidos, de acordo com Jeffrey Sachs, economista e presidente da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Sachs expressou suas opiniões à Sputnik, ressaltando a orientação neoconservadora do documento.

“A Declaração da OTAN é um forte compromisso neoconservador com a hegemonia dos EUA. Ela chama a OTAN a apoiar a ‘ordem baseada em regras’, que na verdade é a ordem baseada nos EUA, que é muitas vezes diretamente contrária à Carta da ONU”, afirma Sachs.

Divulgada na quarta-feira (10), durante a Cúpula de Washington, a declaração da OTAN descreve esforços para isolar ainda mais a Rússia, reforçar a segurança do bloco no flanco oriental e aumentar a assistência de segurança para a Ucrânia. Além disso, afirma que a Ucrânia está em um “caminho irreversível” para a adesão à OTAN, entre outras iniciativas.

“[A declaração] descreve a OTAN como uma força defensiva, apesar de a OTAN estar repetidamente envolvida em operações ofensivas de mudança de regime, incluindo no Afeganistão, Iraque, Sérvia, Líbia, Ucrânia e outros [países]”, disse o economista.

Sachs explicou que a declaração também reafirma o Artigo 10 do Tratado de Washington, que nega à Rússia qualquer influência sobre a expansão da OTAN para cercar o país. Este ponto levanta preocupações sobre as implicações de segurança e a potencial escalada de tensões regionais.

Além disso, Sachs apontou que a declaração reafirma o compromisso da OTAN com biotecnologias avançadas, o que gera preocupações sobre a possível utilização em guerra biológica. Ele destacou a continuidade da implantação de mísseis antibalísticos em toda a Europa, como na Polônia, Romênia e Turquia, desestabilizando a arquitetura de controle de armas nucleares desde que os Estados Unidos se retiraram unilateralmente do Tratado de Mísseis Antibalísticos em 2002.

A Casa Branca anunciou recentemente que os Estados Unidos iniciarão implantações episódicas de mísseis de longo alcance na Alemanha em 2026. Em resposta, o embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, declarou que esses planos representam uma ameaça direta à segurança internacional e aumentam os riscos de uma corrida armamentista de mísseis.

Esta série de eventos e declarações sublinha a crescente complexidade e tensão nas relações internacionais, destacando a influência contínua dos Estados Unidos nas políticas e estratégias da OTAN, e suas repercussões globais.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading