Luiz Alberto Silva Falcão, mais conhecido como Beto Falcão, assumiu a presidência da Cooperativa Pecuária Feira de Santana Ltda, conhecida como Cooperfeira, em junho de 2024. Em entrevista ao Jornal Grande Bahia (JGB), Falcão, de 69 anos, detalhou planos e desafios à frente da cooperativa. Fundada em 29 de março de 1976, a Cooperfeira possui sede em Feira de Santana e é uma das principais empregadoras do município, especializada no abate bovino e na comercialização de proteína animal tipo bovina. A empresa conta com aproximadamente 400 funcionários e 800 associados.
Beto Falcão, formado em Administração de Empresas, tem uma longa trajetória ligada ao agronegócio e ao turismo. Ele já foi diretor da Cooperfeira e presidente de diversas entidades em Feira de Santana, além de ter presidido o Sindicato Rural e de ter ocupado a vice-presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB). Sua carreira inclui a administração de empreendimentos do agronegócio e turísticos na Costa do Sauípe e Linha Verde, além de outras localidades do estado.
Compromissos e Desafios da Nova Gestão
Falcão assumiu a presidência com o compromisso de retomar o protagonismo da Cooperfeira no agronegócio baiano e junto a comunidade de Feira de Santana. Entre os desafios imediatos estão a administração do patrimônio existente, a dinamização do frigorífico e o fortalecimento das lojas de produtos agropecuários. A nova gestão busca também a reestruturação financeira da empresa, além de atrair novos associados para revitalizar a cooperativa.
A Cooperfeira tem um papel significativo na economia local, não só pelo abate de cerca de 6.000 bois por mês, mas também pelo suporte a outras indústrias através da comercialização de subprodutos como farinha de osso e sebo. Além disso, a cooperativa possui um grande patrimônio imobiliário, incluindo áreas alugadas para diversos negócios.
Visão para o Futuro
Falcão destacou a importância de uma administração compartilhada com os associados e a diretoria.
“Estamos fazendo a reestruturação no quadro, trazendo novos associados para dentro da cooperativa e fazendo a transição de associados que faleceram.”
Ele enfatizou a necessidade de modernização e agilidade nos processos para manter a competitividade no mercado. A cooperativa busca aumentar a capacidade de abate para 8.000 bois por mês nos próximos meses, enfrentando a concorrência de grandes empresas do setor como a JBS.
Beto Falcão reiterou o compromisso da Cooperfeira em prestar serviços de qualidade à comunidade e aos seus associados, mantendo a tradição de contribuição ao desenvolvimento de Feira de Santana.
Perfil do empresário
Luiz Alberto Silva Falcão (Beto Falcão), formado em administração de empresas, possui vasta experiência nas áreas de pecuária e turismo. Com histórico de atuação na Costa do Sauípe e Linha Verde, ele também presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador), Sindicato dos Produtores Rurais de Feira de Santana, foi vice-presidente da Faeb e presidente da Fundação Cultural de Feira de Santana, dentre outras entidades. Seu avô, João Marinho Falcão, foi um dos fundadores da CDL de Feira de Santana, e seu pai, José da Costa Falcão, desempenhou papel fundamental no desenvolvimento comercial local.
Beto Falcão enfatiza a importância do legado familiar de serviço à comunidade e critica a falta de novas lideranças:
“Hoje, na sua grande maioria, as pessoas que estão à frente de determinadas instituições querem tirar proveito delas, o que causa tristeza. Precisamos de novas lideranças comprometidas com progresso e bem-estar da sociedade.”. conclui.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




