Na sexta-feira (02/08/2024), o governo federal revelou a ampliação do programa Pé-de-Meia durante um evento em Fortaleza (CE), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa, que originalmente atendia apenas estudantes de escolas públicas beneficiários do Bolsa Família, passará a incluir aproximadamente um milhão de novos alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e têm renda per capita de até meio salário mínimo.
O presidente Lula destacou a relevância do investimento em educação, ressaltando a importância de oferecer aos jovens a oportunidade de se formar e conquistar uma carreira profissional.
“Estudar é quase que uma coisa sagrada para um pai e uma mãe. Para nós, a maior herança que a gente pode deixar para o nosso filho é educá-lo”, afirmou o presidente. Ele enfatizou que os recursos aplicados em educação devem ser considerados investimentos e não gastos.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do programa na redução da evasão escolar, citando que cerca de meio milhão de estudantes abandonam a escola pública no Ensino Médio a cada ano.
“Esse programa vem para dizer aos estudantes brasileiros que nós não queremos nenhum aluno fora da escola pública deste país”, afirmou Santana.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, observou que a ampliação do programa poderá fortalecer a educação na região, citando o aumento da participação dos estudantes do Ceará no Enem e o recorde de ingressos no ensino superior por meio de escolas públicas.
Os novos beneficiários começarão a receber o Pé-de-Meia a partir de agosto de 2024, enquanto os alunos da EJA terão acesso ao benefício em setembro. O programa oferece um incentivo mensal de R$ 200 e um depósito de R$ 1 mil ao final de cada ano letivo aprovado, disponível para saque somente após a conclusão do ensino médio. Desde o início de 2024, 2,7 milhões de jovens já foram contemplados pelo programa.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




