Durante a sessão especial em homenagem ao Dia da Juventude, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta segunda-feira (12/08/2024), o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia, Éden Valadares, destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas para a juventude no estado. O evento marcou os 17 anos de implementação dessas políticas e contou com a participação de diversas autoridades e representantes de movimentos sociais.
Valadares, que atuou como coordenador institucional da Juventude durante o governo de Jaques Wagner, enfatizou o papel central dos jovens como agentes de transformação social. Ele defendeu a necessidade de ampliar a participação juvenil na construção de um futuro mais inclusivo, tanto na Bahia quanto no Brasil.
“Os jovens são os reais atores da transformação na sociedade, e dar-lhes participação e protagonismo é essencial para construirmos uma nova realidade”, afirmou Valadares, acrescentando que o governador Jerônimo Rodrigues faria ainda no mesmo dia uma série de anúncios direcionados à juventude baiana.
O presidente do PT Bahia também ressaltou os avanços alcançados durante as gestões do partido no estado, destacando o salto na quantidade e qualidade das políticas públicas destinadas aos jovens desde o governo de Jaques Wagner. Segundo ele, antes das administrações petistas, as questões da juventude eram negligenciadas.
“Nosso primeiro desafio foi dar visibilidade e incluir as juventudes na agenda do estado, assegurando, sobretudo, o direito à vida dos jovens, em especial das juventudes negras da Bahia”, observou.
Além de Éden Valadares, a sessão contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues, e dos secretários Bruno Monteiro (Cultura) e Ângela Guimarães (Igualdade Racial). O evento foi organizado pelos deputados Rosemberg Pinto e Matheus Ferreira, em parceria com a Coordenação Geral de Políticas para a Juventude (Cojuve). Durante o encontro, também foram homenageados ex-coordenadores de Juventude do Estado e ex-presidentes do Conselho Estadual de Juventude, incluindo o atual secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
A sessão foi marcada por debates sobre a importância de ampliar a participação juvenil na sociedade e pela reflexão sobre os desafios enfrentados pelos jovens, como o desemprego, saúde, educação e mobilidade. Valadares enfatizou que os problemas brasileiros afetam os jovens de maneira acentuada e que a juventude é fundamental para encontrar soluções adequadas.
“Ninguém melhor do que os próprios jovens para falar sobre sua realidade e indicar os caminhos para a superação dos desafios que enfrentam”, concluiu.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




