Até julho de 2024, o Ligue 180, principal canal de denúncias e informações sobre violência contra a mulher no Brasil, registrou um aumento significativo no número de denúncias, especialmente na Bahia. No estado, foram contabilizadas 5.777 denúncias, representando um crescimento de 27,33% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, o país registrou 84,3 mil denúncias no mesmo período, um aumento de 33,5% em relação a 2023.
A maioria das denúncias na Bahia foi feita pelas próprias vítimas, totalizando 3.876 casos, enquanto 1.894 denúncias foram realizadas por terceiros. A residência da vítima continua sendo o principal local onde as situações de violência ocorrem, com 2.789 denúncias registradas neste contexto. Entre as denúncias, a maior parte das vítimas são mulheres negras (4.334) e o grupo etário mais afetado é o de mulheres entre 40 a 44 anos (997 casos). Em relação aos agressores, 2.204 denúncias apontam esposos ou companheiros (ou ex-companheiros) como os principais autores dos atos violentos.
O Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, tem intensificado os esforços para combater a violência de gênero. Em agosto, mês em que se celebra o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, foi lançada a campanha “Feminicídio Zero — Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”. A campanha busca conscientizar a população sobre a gravidade da violência contra a mulher e promover ações para prevenir e interromper esses atos, evitando casos extremos como o feminicídio.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou o papel preventivo do Ligue 180, afirmando que o canal não apenas registra denúncias, mas também oferece informações valiosas para quem precisa de orientação em situações de violência. A ministra enfatizou que o serviço é uma referência tanto para as vítimas quanto para terceiros que testemunham casos de violência.
Recentemente, o Ligue 180 passou por uma reestruturação, tornando-se um serviço independente da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Essa mudança reforça sua importância como utilidade pública essencial no enfrentamento à violência contra mulheres. A Central funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com ligações gratuitas disponíveis em todo o território nacional. Além disso, o canal pode ser acessado via WhatsApp, pelo número (61) 9610-0180.
Em termos regionais, o Sudeste é a área com o maior volume de ligações para o Ligue 180, totalizando 121,2 mil até julho de 2024. No entanto, o Nordeste, onde a Bahia está localizada, também apresenta números expressivos, com 65,8 mil ligações. Em todo o Brasil, o volume de denúncias em 2023 já havia aumentado em 23% em relação ao ano anterior, resultado de uma maior divulgação e acessibilidade do serviço.
O Governo Federal também atualizou a base de dados do Ligue 180, incluindo mais de 2,5 mil serviços especializados da Rede de Atendimento à Mulher. Essa atualização visa garantir que as denúncias sejam encaminhadas corretamente e que as vítimas tenham acesso às informações e suporte necessários.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




