Na manhã desta segunda-feira (19/08/2024), o secretário interino de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Raimundo Nascimento, ressaltou a responsabilidade do poder público em desenvolver e implementar políticas voltadas para a comunidade negra durante a abertura do Seminário da Diáspora Africana nas Américas. O evento, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), ocorreu na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador.
O seminário, que serviu como preparação para a Conferência da Diáspora Africana a ser realizada entre 29 e 31 de agosto de 2024, destacou a importância de abordar questões como memória, verdade e reparação histórica dos danos causados pela escravidão. Raimundo Nascimento enfatizou a necessidade de continuar o debate sobre o apagamento da contribuição africana nas áreas de ciência, arte, cultura e tecnologia, além de enfrentar desafios contemporâneos.
O evento foi estruturado em quatro painéis temáticos: ‘Pan-Africanismo e o Desenvolvimento do Povo Negro na Diáspora’; ‘Constituição Sócio-Histórica e Econômica da Diáspora’; ‘Reparação e Reconstrução – Do Passado para o Agora’; e ‘Restituir e Construir – O Que o Futuro Reserva’. Durante as discussões, foram abordados pactos multilaterais para o avanço econômico e humanitário da população afro-diaspórica.
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, destacou a importância da luta dos movimentos sociais e o impacto das conquistas legais, como a criminalização do racismo e o reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombo.
“Esses avanços são frutos da luta dos coletivos e segmentos que trabalham pela igualdade e pelo reconhecimento da população negra”, afirmou Guimarães.
A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, marcada para o final de agosto em Salvador, contará com a participação de especialistas, acadêmicos, agentes culturais e representantes dos setores público e privado para discutir temas relacionados ao pan-africanismo, memória e reparação. O evento servirá como uma etapa preparatória para o 9º Congresso Pan-Africano, que ocorrerá no Togo entre 29 de outubro e 2 de novembro de 2024.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.



