A Ucrânia sofreu um ataque russo “massivo” nesta segunda-feira (26/08/2024), que afetou quinze regiões do país e causou mortes e ferimentos significativos. Segundo o governo ucraniano, os ataques resultaram em pelo menos três mortes, com registros de vítimas nos setores ocidental e sul do país.
O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, informou através do Telegram que o ataque envolveu o uso de drones, mísseis hipersônicos e de cruzeiro pelas forças russas. O Ministério da Defesa russo confirmou os ataques em um comunicado, afirmando que as Forças Armadas russas realizaram um ataque massivo com armas de longo alcance e de alta precisão, visando principalmente a infraestrutura energética da Ucrânia. O comunicado indicou que todos os alvos foram atingidos com sucesso.
A região de Lviv, no oeste da Ucrânia, foi uma das mais afetadas, com ataques direcionados a locais de produção de energia, resultando em apagões parciais, conforme relatado pelo governador regional, Maksym Kozytsky. Além disso, um ataque a uma instalação industrial na região de Poltava, no centro do país, feriu cinco pessoas, informou o governador Filip Pronine.
Os ataques também causaram mortes em outras áreas. Na região de Dnipropetrovsk, no sudeste, e na região de Zaporíjia, no sul, bem como na cidade de Lutsk, no noroeste, foi confirmada a morte de pelo menos uma pessoa em cada local. O administrador regional de Dnipropetrovsk, Sergei Lyssak, relatou que um homem de 69 anos foi vítima fatal em sua área. Em Zaporíjia, Ivan Fedoro, chefe da administração regional, informou a morte de um civil. Lutsk, que abriga uma grande base aérea, teve um prédio de apartamentos danificado e uma pessoa morta, conforme relatado pelo prefeito Igor Polishchuk.
Em Kiev, a capital ucraniana, explosões foram registradas e os residentes buscaram abrigo em locais seguros, como becos cobertos e entradas de metrô. A operadora de energia DTEK reportou quedas de energia na cidade, com equipes de engenheiros trabalhando para restaurar o serviço, segundo comunicado do gabinete do prefeito.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




