A 17ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS) terá início nesta terça-feira (27/08/2024) na Praça Padre Ovídio, com uma programação que incluiu a participação ativa de alunos de três escolas da rede municipal. O evento, que neste ano aborda o tema “Narrativas femininas, histórias para resistir”, conta com apresentações culturais e literárias que envolveram a comunidade local.
A partir das 14h15, no palco Chica do Pandeiro, os alunos da Escola Municipal Ernestina Carneiro anima o público com uma dança folclórica da Bahia, reforçando as tradições culturais da região. Em seguida, estudantes da Escola Municipal São João da Escócia apresentam o projeto “Leituras do Feira”, uma iniciativa que destaca a produção literária local, valorizando os autores e a escrita feirense. Para finalizar a participação das escolas municipais na abertura do evento, integrantes da Escola Municipal João Macário Ataíde conduzirão o público em uma viagem no tempo através da contação de histórias, proporcionando uma conexão com o passado cultural da cidade.
De acordo com a secretária de Educação, Anaci Paim, a participação dos estudantes no FLIFS é parte de um esforço contínuo para promover a cultura e a educação na comunidade. Além do estande montado pela Secretaria de Educação, 21 escolas municipais realizarão apresentações ao longo dos seis dias de festival, envolvendo cerca de 2.360 alunos. A secretária destacou que os estudantes terão a oportunidade de explorar sua imaginação através das diversas atividades oferecidas, orientadas pelos professores. Além disso, as 59 escolas participantes do evento receberão 40 vales para a compra de livros, incentivando a leitura e o acesso ao conhecimento.
O FLIFS é promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com o apoio da Prefeitura, e segue até o dia 1º de setembro. O festival oferece à comunidade a oportunidade de reviver a essência sertaneja por meio de diversas manifestações artísticas, como o cordel e o samba de roda. As atividades são variadas, com uma programação que inclui rodas de conversa, recitais de cordel, apresentações musicais, e exposições, oferecendo um panorama amplo da cultura nordestina.
A programação da abertura do evento inclui atividades desde a manhã, com uma acolhida feita por animadores na Alameda Crispina dos Santos e o lançamento do Manual de Redação Enem na Arena Marilene Brito. A Praça do Cordel será inaugurada às 10 horas, destacando essa importante expressão cultural nordestina.
Durante a tarde, além das apresentações das escolas municipais, haverá contação de histórias na Fliflinha, uma roda de conversa sobre “Narrativas Femininas, histórias para resistir” no Teatro SESC, e um recital de cordel na Praça Mestra Lainha. A escritora Bárbara Carine conduz uma conversa no Teatro SESC às 16 horas, seguida pela vernissage da exposição “Carolinas” na Galeria do SESC Centro. A solenidade oficial de abertura da 17ª edição do FLIFS ocorre às 18h no Palco Chica do Pandeiro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




