Nesta terça-feira (29/10/2024), a primeira-dama do estado de Goiás, Gracinha Caiado, participa de uma solenidade em Feira de Santana ao lado do prefeito Colbert Martins Filho, na qual será anunciada a expansão do Programa Jovem Aprendiz Feirense e apresentados os resultados das ações realizadas até o momento. A cerimônia ocorre às 10h, no Centro Evangélico Avivamento Bíblico, situado na Avenida Senhor dos Passos, e reúne diversas autoridades locais e regionais, além de representantes do setor privado que colaboram com a iniciativa. Gracinha Caiado é natural de Feira de Santana e casada com o médico, pecuarista e governador Ronaldo Caiado (União Brasil), ela é coordenadora do programa Goiás Social.
Além do prefeito Colbert Martins Filho e da primeira-dama Gracinha Caiado, estão previstas as participações da secretária de Educação de Feira de Santana, Anaci Bispo Paim, do Diretor da Demã Global, Adair Meira; do Diretor da Demã Regional Nordeste, Diego Rocha; e de Pablo Roberto, vice-prefeito eleito e deputado estadual.
O programa social em Feira de Santana
O Programa Jovem Aprendiz Feirense representa um marco significativo na promoção da inclusão social e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade em Feira de Santana. Esta iniciativa da Prefeitura visa facilitar a inserção desses jovens no mercado de trabalho local por meio de uma formação profissional inicial que combina teoria e prática.
Com uma trajetória reconhecida por seu impacto social, o programa tem sido fundamental para a capacitação de participantes, preparando-os para os desafios do ambiente de trabalho. A recente expansão anunciada pela Prefeitura busca fortalecer parcerias com empresas locais e regionais, aumentando o número de vagas disponíveis e a variedade de atividades de formação oferecidas.
O programa não apenas desenvolve habilidades técnicas, mas também foca em competências interpessoais, essenciais para o sucesso em futuras carreiras. Ao oferecer essa oportunidade, o Jovem Aprendiz Feirense contribui para o desenvolvimento da economia local, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social. Assim, proporciona aos jovens a chance de superar barreiras e construir uma base profissional sólida, respondendo também à demanda por mão de obra qualificada na região.
Participação de evento na Bahia e resultados do programa “Agro é Social”
Em 17 de maio de 2024, Gracinha Caiado, primeira-dama e coordenadora do programa Goiás Social, palestrou durante o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, oportunidade em que destacou os avanços sociais e econômicos de Goiás no meio rural.
Ela apresentou o impacto positivo do programa “Agro é Social”, que tem oferecido suporte a pequenos produtores, facilitando o acesso a crédito, capacitação e regularização de documentos. Esse esforço contribuiu para uma redução de 84,5% na extrema pobreza no campo, colocando Goiás como o segundo estado com maior progresso no combate à vulnerabilidade rural, segundo dados do IBGE.
Gracinha enfatizou o crescimento do setor agropecuário, com uma alta de 12,9% no PIB estadual e mais de um milhão de empregos gerados em 2023. O congresso reuniu especialistas para discutir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, abordando a importância da segurança jurídica para regular as interações entre economia, sociedade e meio ambiente.
Governante e governo com alta aprovação popular
No segundo mandato como governador de Goiás, Ronaldo Caiado mantém alta aprovação popular, fortalecendo suas intenções de disputar a presidência em 2026. A pesquisa AtlasIntel, publicada em 14 de agosto de 2024, destaca o governador Ronaldo Caiado como o mais bem avaliado do Brasil, atingindo uma aprovação geral de 75%. Caiado, governador de Goiás, lidera em seis das áreas mais valorizadas da administração pública, conforme a opinião dos entrevistados: segurança pública, combate à pobreza, saúde, educação, responsabilidade fiscal e ambiente de negócios. Na segurança pública, Caiado registrou 89% de aprovação, com 6% classificando como ruim/péssimo e apenas 5% como regular. Sua administração também foi bem avaliada no combate à pobreza, onde 70% dos entrevistados consideraram a gestão ótima ou boa.
Em saúde, o governador obteve uma aprovação de 76%, reflexo das iniciativas de regionalização e melhoria nos serviços de saúde. Na educação, o índice foi de 77%, e, em responsabilidade fiscal, 78%, indicando uma percepção positiva quanto ao equilíbrio financeiro do estado. No ambiente de negócios, 77% dos entrevistados aprovaram a gestão de Caiado, demonstrando a confiança do público no estímulo a um cenário econômico favorável em Goiás.
Além das áreas principais, Caiado obteve a segunda colocação em agricultura, com 81% de aprovação, e a terceira em meio ambiente, com 46%. Ele também se destacou em outras áreas, ocupando o quarto lugar em moradia, urbanização e saneamento, além de turismo, cultura e eventos.
A pesquisa foi conduzida de 15 de julho a 4 de agosto de 2024, ouvindo 29.694 pessoas em todos os estados brasileiros, e utilizou a metodologia Random Digital Recruitment (RDR), que recruta organicamente entrevistados durante a navegação na web. A margem de erro da pesquisa varia entre 1% e 5%, conforme o tamanho da amostra por estado, e o nível de confiança é de 95%.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




