A Polícia Federal deu início, na manhã desta terça-feira (05/11/024), à “Operação Sanit”, destinada a desarticular um esquema de fraudes em licitações realizadas pelo município de Canarana, na Bahia. As investigações apontam para a utilização de documentos possivelmente falsificados, com o intuito de beneficiar a empresa responsável pela execução de serviços de controle de pragas e sanitização de ruas. O esquema teria envolvido recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde.
As apurações indicam que os serviços contratados não foram executados conforme o estipulado, incluindo a não utilização de veículos e de equipe necessária para o trabalho, fatores que deveriam ter sido empregados segundo o contrato. Em vez disso, o serviço de sanitização estaria a cargo de apenas um profissional, o que não condiz com os valores licitados.
Para avançar nas investigações, a Polícia Federal cumpriu 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canarana, na Bahia, e Cedro, em Pernambuco. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A operação busca reunir provas e documentos que comprovem a execução dos serviços contratados, bem como desarticular o esquema que teria se beneficiado de verbas públicas destinadas à saúde e educação.
Os investigados poderão responder por crimes de fraude em licitação, direcionamento, superfaturamento e desvio de recursos públicos. A Polícia Federal permanece na apuração de informações adicionais que comprovem o envolvimento dos suspeitos, visando fortalecer o combate ao uso irregular de recursos públicos em serviços essenciais para a população.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




