TPI emite mandados de prisão para líderes de Israel e do Hamas em busca de justiça internacional

Nesta quinta-feira (21/11/2024), o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant, e o comandante militar do Hamas, Mohammed “Deif”. Segundo o porta-voz do tribunal, Fadi El Abdallah, a decisão representa uma etapa inicial em processos de justiça global, ainda que a implementação desses mandados dependa da cooperação internacional.

El Abdallah explicou que a emissão de mandados de prisão significa que os juízes do TPI encontraram evidências suficientes para justificar a responsabilidade dos suspeitos por crimes sob sua jurisdição. Embora o cumprimento efetivo dos mandados seja incerto, eles têm um papel simbólico e prático, reafirmando o compromisso da justiça internacional em quebrar ciclos de violência.

O porta-voz destacou que o TPI depende da colaboração de Estados membros do Estatuto de Roma, tratado que estabeleceu o tribunal. Atualmente, 124 países são signatários, número que deve aumentar em breve. No entanto, países que não integram o tratado, como Israel, não têm obrigação de cooperar, ainda que possam fazê-lo voluntariamente.

O TPI opera com base no princípio de complementaridade, que prioriza a atuação dos sistemas judiciais nacionais. Se tais sistemas não realizarem investigações genuínas ou processos sobre os crimes e indivíduos em questão, o tribunal assume a jurisdição. A decisão desta semana também indicou que alguns elementos dos mandados foram tornados públicos porque as condutas investigadas continuam em curso.

O tribunal enfrenta desafios, incluindo pressões políticas e sanções, mas El Abdallah enfatizou que os juízes têm o mandato de aplicar a lei com base em evidências, ignorando repercussões políticas. A decisão busca não apenas responsabilizar os acusados, mas também reforçar a confiança das vítimas na justiça.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading