Durante o verão de 2025, a combinação de altas temperaturas e chuvas frequentes favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em razão disso, a Prefeitura de Feira de Santana intensificou as ações preventivas, envolvendo campanhas educativas e medidas práticas para combater o vetor.
Estudos indicam que os ovos do mosquito podem permanecer em ambientes secos por mais de um ano. Quando entram em contato com a água, esses ovos retomam o ciclo de vida, que inclui as fases de larva, pupa e mosquito adulto. Nesta última etapa, os insetos se tornam aptos a transmitir doenças. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou, em 2024, um total de 6.651 casos de dengue na cidade, dos quais 1.102 apresentaram sinais de alarme e 31 foram considerados graves.
O Secretário de Saúde, Rodrigo Matos, destacou a importância da participação comunitária nas ações de combate ao mosquito.
“A luta contra a dengue é responsabilidade de todos. Pedimos à população que elimine focos de água parada em suas residências e terrenos. Apenas com a colaboração da comunidade podemos vencer esse desafio. Além disso, contamos com o trabalho incansável dos agentes de endemias, que orientam a população e realizam ações importantes para interromper a cadeia de transmissão”, afirmou.
Os agentes de endemias estão promovendo ações intensivas, como o bloqueio da cadeia de transmissão e o trabalho perifocal, que consiste na aplicação de larvicidas em criadouros. Contudo, a população também deve adotar medidas simples, como manter recipientes livres de água parada, tampar caixas d’água, eliminar entulhos e descartar corretamente materiais que possam acumular água.
Para facilitar a comunicação entre a população e a Prefeitura, foi desenvolvido o aplicativo Feira Conectada, que permite aos moradores solicitar o retorno dos agentes de endemias em casos de ausência no momento da visita. Essa ferramenta auxilia no controle das arboviroses e torna mais eficiente a resposta às demandas da comunidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




