A Bahia iniciou o ano de 2025 com o menor índice de mortes violentas dos últimos 17 anos, conforme balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Com uma redução de 8,7% nos crimes violentos em relação a 2023, o ano de 2024 consolidou a tendência de queda dos índices pelo terceiro ano consecutivo. A queda também foi observada em feminicídios e mortes em confrontos, com diminuições de 7,8% e 8,5%, respectivamente.
Estratégias de combate ao crime
Os dados foram apresentados nesta terça-feira (07/01/2025) durante coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações e Inteligência da SSP-BA, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, que destacou o impacto das estratégias baseadas nos três I’s: integração, inteligência e investimento. Segundo Werner, essas medidas foram fundamentais para o avanço no enfrentamento à criminalidade.
“Investimos em tecnologia e aplicamos com compromisso, garantindo resultados significativos. Em 2024, 1.132 pessoas foram presas com o uso do Sistema de Reconhecimento Facial, e, neste ano, já somamos 54 prisões em menos de uma semana, sem a necessidade de disparos de armas de fogo”, afirmou Werner.
Reduções em regiões prioritárias
Entre as regiões com maiores reduções nos índices, destacam-se Salvador e sua Região Metropolitana, que registraram quedas de 12,5% e 12,7% nas mortes violentas, respectivamente, comparadas ao ano anterior. A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, ressaltou a descentralização das atividades de inteligência policial como fator determinante na eficácia das ações. “Criamos 13 Núcleos de Inteligência Policial no interior do estado, permitindo maior rapidez nas operações. Investimos mais de R$ 1 milhão em licenças para extração de dados telemáticos, em parceria com outros estados”, explicou Brito.
Investimentos em infraestrutura e tecnologia
A SSP-BA também implementou diversas operações para ampliar a segurança no estado. Ações como Força Total, Unum Corpus, Ficco, Posto Legal e Cira contribuíram para a realização de 19.172 prisões, sendo 1.132 com apoio do reconhecimento facial. A modernização de 72 Unidades Conjugadas da Polícia Civil e Militar e a aquisição de 2.500 viaturas, novos armamentos, coletes balísticos e outros equipamentos também foram ressaltadas como avanços estruturais promovidos pelo Governo do Estado em 2024.
Tecnologia como aliada no combate ao crime
A coletiva também enfatizou os impactos da tecnologia nos resultados obtidos. Segundo o balanço apresentado, o uso de sistemas de vigilância e monitoramento contribuiu para a prevenção de crimes e para a localização de foragidos da justiça. As estratégias de inteligência, associadas ao fortalecimento das instituições policiais, reforçaram o comprometimento com a segurança da população baiana.
Dados sobre criminalidade na Bahia
Reduções de criminalidade:
- 8,7% nos crimes violentos em 2024 (em relação a 2023);
- 7,8% nos feminicídios;
- 8,5% nas mortes em confrontos;
- 12,5% nas mortes violentas em Salvador;
- 12,7% nas mortes violentas na Região Metropolitana de Salvador.
Prisões e tecnologia:
- 19.172 prisões realizadas em 2024;
- 1.132 prisões com apoio do Sistema de Reconhecimento Facial em 2024;
- 54 prisões com uso da mesma tecnologia nos primeiros dias de 2025.
Investimentos:
- Criação de 13 Núcleos de Inteligência Policial no interior do estado;
- R$ 1 milhão investidos em licenças para extração de dados telemáticos;
- Modernização de 72 Unidades Conjugadas da Polícia Civil e Militar;
-
Aquisição de 2.500 viaturas, novos armamentos e coletes balísticos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




