A Feira de Caxixis será realizada entre quinta-feirae domingo (17 e 20/04/2025) no município de Nazaré, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, com o tema “Arte e Cultura se Encontram Aqui”. A expectativa da Prefeitura é receber cerca de 90 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento, que conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Cultura (Secult) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Considerada a maior feira de artesanato da América Latina e a mais antiga do Brasil, a Feira de Caxixis transforma Nazaré em um mercado popular ao ar livre, com boxes distribuídos pelas ruas e praças da cidade. Os expositores apresentam os tradicionais caxixis, miniaturas de cerâmica feitas com argila como matéria-prima, originadas de antigas técnicas de olaria.
A programação da feira inclui a encenação da Paixão de Cristo, exposições de cultura afro-baiana e de projetos de economia solidária, espaço infantil e o Barracão Cultural, com apresentações artísticas e oficinas formativas. No palco principal, estão previstas apresentações de Jorge Vercillo, Jau, Timbalada, Filhos de Jorge, Xanddy Harmonia e Silvanno Salles.
A gerente da Secretaria de Cultura e Turismo de Nazaré, Lorena Dantas, afirmou que haverá uma homenagem aos artesãos locais, com reconhecimento à sua contribuição cultural e econômica. A cidade de Nazaré também oferece atrações turísticas permanentes, como o monumento do Jesus de Nazaré, com 15 metros de altura, o Cineteatro Rio Branco, o patrimônio arquitetônico colonial e a linha férrea da Maria Fumaça.
A maioria das peças comercializadas durante o evento é produzida nas olarias de Maragogipinho, antigo distrito de Nazaré, atualmente pertencente ao município de Aratuípe. A localidade é considerada o maior polo de cerâmica artesanal da América Latina, com quase 300 anos de história.
O mestre artesão Seu Zé, 67 anos, afirmou que atua na atividade há 54 anos e teve, em 2024, uma escultura selecionada pela Unesco para representar a Bahia. Seu objetivo é formar novas gerações de ceramistas por meio de cursos e oficinas. O também mestre artesão Rosalvo Santana, 60 anos, especializado em arte sacra, levará dez esculturas para a feira. Ele recebe encomendas de diferentes regiões do país.
A localidade de Maragogipinho recebe visitantes durante todo o ano, tanto para aquisição de caxixis quanto para contemplação do Rio Jaguaripe e da gastronomia regional baseada em frutos do mar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




