Neste sábado, 20/04/2025, a cidade de Feira de Santana (BA) sedia as semifinais e finais do ITF BT 400, um dos mais importantes torneios internacionais de Beach Tennis. A competição ocorre na Academia Smash e conta com a participação de atletas de destaque no cenário mundial, incluindo brasileiros que seguem na disputa pelo título. A premiação total do torneio é de US$ 35 mil e a pontuação máxima é de 470 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Semifinais femininas movimentam a manhã
As disputas femininas começaram às 9h30, com a dupla formada pela brasileira Marcela Vita e pela italiana Flaminia Daina enfrentando as russas Elizaveta Kudinova e Anastasia Semenova. Vita e Daina avançaram após vencerem as italianas Sofia Cimatti e Greta Giusti por 6/3 e 6/2, enquanto as russas eliminaram a dupla brasileira Vitória Marchezini e Sophia Chow por 6/2 e 6/3.
A outra semifinal feminina, iniciada às 11h30, reuniu a dupla italiana Nicole Nobile e Elena Francesconi, que superou as campeãs mundiais Rafaella Miiller (Brasil) e Patrícia Diaz (Venezuela) por 4/6, 6/2 e 10/6. Elas enfrentaram a equipe formada pela italiana Veronica Casadei e a espanhola Ariadna Graell.
Brasileiros seguem em busca do título no masculino
As semifinais masculinas começaram às 12h30, com os líderes do ranking, o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, enfrentando os brasileiros Henrique Medeiros e Rodrigo Schaefer. Gianotti e Spoto garantiram vaga após superarem os brasileiros Allan Oliveira e Fabrício Neis em partida equilibrada por 6/2, 2/6 e 10/8.
Medeiros e Schaefer avançaram ao derrotar os baianos Augusto Oliveira e Murilo Valadares por 7/5 e 6/1, resultado que representou a melhor campanha de uma dupla baiana em um torneio desta categoria.
Na sequência, às 13h30, os atuais campeões mundiais Michele Cappelletti (Itália) e André Baran (Brasil) enfrentaram os brasileiros Daniel Mola e Giovanni Cariani, ambos entre os dez primeiros do ranking. A dupla Mola/Cariani venceu nas quartas uma partida disputada contra Carlos Vigon (Venezuela) e Felipe Loch (Brasil) por 3/6, 7/6 (7/3) e 12/10.
Cappelletti e Baran garantiram vaga ao vencerem os adversários Edoardo Ponti (Itália) e Natã Porte (Brasil) por 6/4 e 6/3.
Expectativa para as finais
As finais ocorrem a partir das 18h (feminina) e 19h (masculina) e serão transmitidas pelos canais ESPN, Disney+ e PlayBT (YouTube). A competição também sedia, neste sábado, o início do ITF BJ 100 juvenil, com 17 duplas competindo até domingo nas categorias masculina e feminina sub-18.
Simultaneamente, ocorrem os torneios amadores, distribuídos nas categorias A, B, C e D, além de duplas mistas e as divisões por faixa etária 40+, 50+ e 60+, totalizando 18 quadras ativas na estrutura da Academia Smash.
Programação deste sábado (20/04/2025)
Quadra Central:
-
9h30 – Daina (ITA) / Vita (BRA) vs. Kudinova (RUS) / Semenova (RUS)
-
11h30 – Francesconi (ITA) / Nobile (ITA) vs. Casadei (ITA) / Graell (ESP)
-
12h30 – Gianotti (FRA) / Spoto (ITA) vs. Medeiros (BRA) / Schaefer (BRA)
-
13h30 – Cariani (BRA) / Mola (BRA) vs. Baran (BRA) / Cappelletti (ITA)
-
18h00 – Final Feminina
-
19h00 – Final Masculina
Estrutura e chancela do evento
O ITF BT 400 de Feira de Santana conta com chancela da Federação Bahiana de Tênis (FBT), da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Federação Internacional de Tênis (ITF). Entre os patrocinadores, destacam-se: Seara, Tecmund, Banco BRB, Brasfrut, Damha Urbanizadora, Açaí NoKilo, União Médica e Core 3, além de apoio institucional da SUDESB.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




