O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordenou, na tarde desta terça-feira (06/05/2025), uma reunião em Brasília para tratar das ações referentes à fraude que afetou aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A fraude resultou em descontos indevidos realizados por entidades associativas ao longo dos últimos seis anos.
A reunião ocorreu no Palácio da Alvorada e teve início por volta das 15h, durando mais de três horas. Estiveram presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil), Wolney Queiroz (Previdência), Esther Dweck (Gestão), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), e Vinicius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), além de autoridades como o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, o advogado-geral da União adjunto, Junior Divino Fideles, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan.
Durante o encontro, foram discutidos os procedimentos para aprimorar os sistemas do INSS, a identificação do montante de recursos desviados de beneficiários e a quantificação do número de pessoas prejudicadas pela fraude. A expectativa é que o governo forneça novas atualizações nos próximos dias, incluindo os detalhes de um plano de ressarcimento para as vítimas.
No início do dia, a Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou a apuração de irregularidades administrativas cometidas por 12 organizações civis, suspeitas de se apropriar indevidamente de parte das aposentadorias e pensões pagas a beneficiários do INSS. A avocação dos processos administrativos de responsabilização, que o INSS iniciou no dia 5 de maio, foi comunicada ao novo presidente do instituto por meio de ofício assinado pelo Secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




