
Ontem (23/02/2013), o PSB da Bahia aprovou resolução política onde reafirmar o compromisso de apoio, em 2013, aos governos da presidenta Dilma Rousseff e do governador da Bahia, Jaques Wagner. A resolução também aponta para o apoio aos prefeitos do partido, além de reafirmarem o trabalho em torno da candidatura a prefeito de Camamu, protagonizada por Luiz da Luz.
De forma contraditória, o partido expressa apoio ao PT, mas manifesta que em 2014, o PSB lança como candidata ao governo da Bahia a senadora Lídice da Mata. A cisma está instalada.
PSB se posiciona
Com a resolução, o PSB afirma ao negar um posicionamento antecipado para 2014. É justamente o que a resolução apresenta que mostra as reais intenções do partido. Um dos requisitos básicos para fortalecer a base eleitoral de um candidato a presidente da república, é lançar, nos estados, candidatos a governador. Algo que o PSB acaba de fazer, ao emitir a resolução. Se o PT sonha em ter o PSB como aliado nas eleições nacionais, e na Bahia em 2014, este sonho parece ter se tornado um problema político sério.
Fatos
Durante as comemorações de 10 anos do PT no poder, o principal líder do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, preferiu ir a um velório. Sinalizando um afastamento da aliança PT-PSB. Na imprensa, o desejo de sair candidato a presidente da república é mais do que manifesto, por parte de Campos.
Em outra matéria divulgada, afirma que O PSB entregou os cargos que ocupa no governo federal, após a cobrança da presidente Dilma por uma sinalização pública de apoio à reeleição.
Disputas
O PSDB deu à largada a disputa eleitoral de 2014 muito antes do PT, que apresentou Dilma como candidata do partido a presidência de 2014, está semana. Em um discurso dissimulado, há meses atrás, Aécio Neves (senador, PSDB-MG) dizia que era cedo para falar em eleição, mas agia no sentido de fortalecer a pré-candidatura, e o PSDB fechou questão em torno do nome dele.
Confira o teor da resolução do PSB

Resolução Política do PSB-BA
A executiva estadual do Partido Socialista da Bahia (PSB-BA), em reunião realizada neste sábado (23), na sede do partido, na Rua Banco dos Ingleses, nº 04, Campo Grande, entende que o ano de 2013 deve ser o ano da economia e da administração. Neste sentido, o esforço partidário será dirigido, prioritariamente, para o fortalecimento dos governos da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner, dos prefeitos do PSB, especialmente do primeiro mandato, e da qualificação do mandato dos vereadores.
Como diz o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é preciso ganhar 2013 para depois pensar em 2014, quando o PSB da Bahia deverá construir a candidatura da senadora Lídice da Mata ao governo do Estado.
Nesse sentido, a executiva construiu um grupo de monitoramento das administrações do PSB no interior. Decidiu, também, intensificar o trabalho de crescimento do partido, para o qual serão bem-vindas todas as lideranças políticas e personalidades que se integrem aos princípios éticos e socialistas. Por fim, a executiva estadual está intensificando os esforços para a vitória do candidato a prefeito do município de Camamu, Luiz Oliveira da Luz.
Atenciosamente,
Senadora Lídice da Mata, presidente da Executiva Estadual do PSB-BA
Sérgio Gaudenzi
Domingos Leonelli
Deputado estadual Capitão Tadeu Fernandes
Rodrigo Hita
Genivan Silva
Antônio Carlos Tramm
Salvador-BA, 23 de fevereiro de 2013
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




