Nesta sexta-feira (27/06/2025), a Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil (RFB), deflagrou a quarta fase da Operação Overclean, que investiga desvios de recursos oriundos de emendas parlamentares direcionadas a municípios baianos.
A ação ocorreu de forma simultânea em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, com o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão e 3 ordens de afastamento cautelar de servidores, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Alvos e conexões com parlamentares
Entre os alvos estão os prefeitos Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (Ibipitanga – PT), Alan Machado França (Boquira – PSB), e o ex-prefeito Marcel José Carneiro de Carvalho (Paratinga – PT). Também foi afastado Marcelo Chaves Gomes, assessor do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que é investigado oficialmente no caso.
Segundo apuração jornalística, o STF autorizou a quebra de sigilo telefônico do deputado Félix Mendonça, e seu assessor Marcelo Gomes é apontado como operador financeiro do esquema, responsável pela intermediação das propinas e articulação com empresas beneficiadas.
Indícios de corrupção e fraudes licitatórias
De acordo com a PF, o núcleo investigado atuava na liberação e manipulação de emendas parlamentares com favorecimento a determinadas empresas e pagamentos de vantagens indevidas. As contratações teriam sido fraudadas por meio de licitações simuladas.
Crimes apurados:
- Organização criminosa
- Corrupção ativa e passiva
- Peculato
- Fraude em licitação e contrato administrativo
- Lavagem de dinheiro
Os recursos públicos teriam sido lavados por meio de empresas de fachada e transferências bancárias dissimuladas, envolvendo pessoas físicas e jurídicas interligadas.
Material apreendido: dinheiro em espécie
Durante o cumprimento dos mandados, a PF encontrou grandes quantias em dinheiro escondidas em gavetas e armários, inclusive na residência do ex-prefeito de Paratinga. O montante total ainda não foi divulgado. Em Salvador, os mandados foram cumpridos nos bairros do Comércio, Patamares e Horto Bela Vista.
Defesa do deputado Félix Mendonça
Em nota, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) afirmou ter sido surpreendido ao ser apontado como alvo da Operação Overclean. Segundo o parlamentar, não houve qualquer irregularidade no envio de emendas parlamentares por seu gabinete.
O deputado declarou que as emendas são solicitadas por prefeitos ou lideranças locais, com a expectativa de uso legal dos recursos, e que eventuais desvios de finalidade são de responsabilidade dos gestores locais. Mendonça acrescentou que está colaborando com as investigações para esclarecimento dos fatos.
Riscos estruturais e captura do orçamento
A Operação Overclean expõe a fragilidade dos mecanismos de controle sobre a destinação e execução de emendas parlamentares, utilizadas por grupos políticos como instrumento de captação ilícita de recursos. A ausência de transparência, a politização das transferências e a fiscalização limitada abrem caminho para corrupção sistêmica.
A participação do STF na expedição dos mandados indica que a investigação pode alcançar agentes com foro privilegiado, sugerindo a dimensão nacional do esquema. A continuidade da operação depende da independência institucional dos órgãos de controle e da efetiva responsabilização dos envolvidos.
Linha do tempo da Operação Overclean
Fase 1 – 10/12/2024
- Deflagração inicial com prisão do empresário José Marcos de Moura, o “Rei do Lixo”.
- Apreensão de documentos, escritura relacionada ao deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e planilha com movimentação de R$ 1,4 bilhão.
Fase 2 – 23/12/2024
- Ações em Campo Formoso e apreensão de mais de R$ 1 milhão em espécie.
- Prisão de Francisquinho Nascimento, vereador e primo de Elmar.
Fase 3 – 03/04/2025
- Avanço nas apurações com identificação de conexões entre servidores, prefeituras e fornecedores.
- Indícios de superfaturamento em contratos com o Dnocs.
Fase 4 – 27/06/2025
- Afastamento de prefeitos e assessor parlamentar.
- STF autoriza operação devido a possível prerrogativa de foro.
- Foco em emendas repassadas a Boquira, Ibipitanga e Paratinga entre 2021 e 2024.
*Com informações dos sites Metrópoles, G1 e Bahia Notícias.

Leia +
PF deflagra 4ª fase da Operação Overclean contra desvios de emendas parlamentares na Bahia
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




