A Polícia Civil da Bahia e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) deflagraram, na manhã desta terça-feira (01/07/2025), a Operação Dupla Face, com o objetivo de cumprir mandados judiciais contra integrantes de uma organização criminosa atuante em Eunápolis, no sul do estado. A operação é resultado de investigações que apuram a fuga em massa registrada no Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024, e o atentado contra o diretor da unidade prisional, ocorrido em maio de 2025.
Ação integrada e foco em organização criminosa
As diligências foram concentradas no município de Serrinha, onde foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão. Participaram da operação equipes do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Departamento de Polícia do Interior (Depin), Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), todos da Polícia Civil, além dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e de Execução Penal do MP-BA.
A investigação revelou que os alvos são membros de uma facção criminosa envolvida em diversos delitos, incluindo:
-
Homicídios praticados em Eunápolis e cidades vizinhas;
-
Tráfico de drogas e armas;
-
Articulação da fuga no presídio em dezembro de 2024;
-
Planejamento e execução do atentado ao diretor do Conjunto Penal, em maio deste ano.
Inteligência e cooperação institucional
A identificação dos autores foi possível graças ao compartilhamento de informações entre a Polícia Civil e o MP-BA, com uso de tecnologias de monitoramento e análise de dados de inteligência. A ação também integra uma estratégia mais ampla de repressão qualificada ao crime organizado, adotada pelas forças de segurança estaduais.
O diretor do Conjunto Penal de Eunápolis, alvo do atentado, sobreviveu ao ataque e encontra-se sob proteção reforçada desde então. O caso gerou repercussão institucional e levou à intensificação das investigações, com foco na cadeia de comando da organização criminosa que opera dentro e fora das unidades prisionais do estado.
Colaboração da população
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reforça a importância da colaboração da sociedade na repressão ao crime. Informações sobre o paradeiro de envolvidos nos crimes investigados podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido e não é necessária a identificação do denunciante.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




