O Parlamento do Suriname elegeu, no domingo (06/07/2025), Jennifer Geerlings-Simons, de 71 anos, como presidente do país, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no pequeno país sul-americano. A eleição ocorreu por aclamação após o partido governista decidir não apresentar um candidato concorrente.
O Partido Nacional Democrata (NDP), liderado por Geerlings-Simons, conquistou 18 dos 51 assentos nas eleições legislativas realizadas em 25 de maio e formou uma aliança com cinco pequenos partidos, garantindo a maioria de dois terços necessária para eleger a presidente.
A posse da nova presidente está marcada para o dia 16 de julho, data em que termina o mandato do atual presidente, Chan Santokhi.
O partido do atual presidente, o Partido Progressista da Reforma (VHP), que obteve 17 assentos, anunciou que não apresentaria candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente. Em comunicado, o VHP afirmou reconhecer que, apesar de ser a segunda maior força política, não dispõe de mandato viável para assumir responsabilidades governamentais nas atuais circunstâncias.
O Suriname, que se tornou independente da Holanda em 1975, enfrentou ao longo da sua história episódios de rebeliões e golpes de Estado. Nos últimos anos, o país tem ganhado atenção internacional devido à descoberta de significativas reservas de petróleo offshore, que têm potencial para alterar sua economia.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




