Presidente Lula critica jornada de trabalho 6×1 e propõe modelo mais flexível

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, na sexta-feira (11/07/2025), a jornada de trabalho de seis dias consecutivos com apenas um de folga (escala 6×1). A declaração foi feita durante o lançamento de um programa de transferência de renda em Linhares (ES), direcionado a famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana (MG). Lula defendeu a criação de um modelo de jornada “mais flexível” e convocou trabalhadores, empresários, universidades e instituições de pesquisa para debater o tema.

Declaração presidencial reforça críticas anteriores

Durante o discurso, Lula afirmou que “a Humanidade não quer mais seis por um” e ressaltou que os trabalhadores buscam mais tempo com a família e maior qualidade de vida. Para ele, é necessário repensar os atuais modelos de jornada, especialmente diante das mudanças nas dinâmicas sociais e do mercado de trabalho.

A primeira manifestação pública de Lula sobre o tema ocorreu em (01/05/2025), durante o Dia do Trabalhador, quando defendeu aprofundar o debate sobre o fim da jornada 6×1.

Proposta de debate nacional com apoio de instituições

Segundo Lula, o governo federal deve utilizar a Organização Internacional do Trabalho (OIT), universidades e centros de pesquisa para propor novos formatos de jornada que ofereçam maior mobilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

“Vamos tentar apresentar uma nova forma de trabalhar nesse país”, declarou o presidente.

Lula também mencionou que a juventude já demonstra resistência a modelos rígidos de jornada, como o 6×1, e que o governo pretende ouvir os diferentes setores da sociedade para construir uma proposta viável.

Mobilização social e discussão no Congresso

A pauta do fim da escala 6×1 ganhou força a partir do final de 2024, com manifestações públicas e protestos em diferentes cidades. Na quinta-feira (10/07/2025), novos atos foram registrados em apoio à mudança da legislação trabalhista.

No Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa encerrar a escala 6×1 ainda não avançou nas comissões. Apesar disso, lideranças do governo afirmam que o tema é prioridade para este ano.

Entidades empresariais, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), têm se posicionado contra a medida, alegando que a mudança representaria aumento de custos operacionais e poderia impactar a produtividade do setor privado.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading