No sábado, 18 de outubro de 2025, às 14h, o público de Feira de Santana terá acesso gratuito ao espetáculo “Vidas Ciganas”, no ECASSA – Frei Aureliano de Grottanare, nº 823, Capuchinhos. O projeto, contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana e pela Lei Aldir Blanc, busca formar novos públicos jovens para o teatro, valorizar artistas locais e combater preconceitos sobre a cultura cigana, garantindo acessibilidade com tradução em Libras e audiodescrição.
O drama “Vidas Ciganas” integra o projeto “Vozes do Povo Cigano”, dirigido pelo ator e diretor Lion Guimarães, em parceria com a escritora Aida C. Violet, fundadora do Wey Literária. A iniciativa tem como objetivo formar novos públicos para o teatro, em especial entre jovens, e destacar os talentos da cena cultural de Feira de Santana.
Além do aspecto artístico, a proposta assume um caráter social relevante: combater preconceitos históricos contra a cultura cigana e promover inclusão, diversidade e respeito. Para isso, a produção investe em acessibilidade, com recursos de tradução em Libras e audiodescrição.
Sinopse da trama
Ambientada em um universo marcado por tradições milenares, a peça apresenta a rivalidade entre as famílias Padilha e Romanov, inimigas que buscam selar a paz através de um casamento arranjado entre seus herdeiros, Topázio e Hanna. O enredo, porém, revela segredos sombrios, pactos de vingança e traições do passado.
Entre paixões proibidas, dilemas morais e confrontos culturais, jovens ciganos e civis precisam decidir até onde irão em nome do amor, da honra e da justiça. A narrativa mescla elementos místicos, históricos e humanos, refletindo sobre os impactos do preconceito e o poder transformador do perdão.
Impacto e declarações
Para o diretor Lion Guimarães, a montagem representa um marco para a cena teatral da cidade:
“Através deste espetáculo, estamos cada vez mais alcançando jovens para o teatro. Devemos compartilhar com a comunidade e mostrar que Feira tem artistas muito bons e que devem ser valorizados”, destacou.
O apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer reforça a política de incentivo às artes, ampliando o alcance de iniciativas que unem formação de público, valorização da memória cultural e combate a preconceitos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




