A diversidade cultural e esportiva marcou o primeiro final de semana de setembro de 2025 na Bahia com a realização de grandes eventos que reforçaram o potencial turístico do estado. Do 17º Bon Odori – Festival da Cultura Japonesa, em Salvador, às celebrações de matriz africana, passando por competições esportivas e feiras agropecuárias no interior, a programação atraiu milhares de pessoas e evidenciou a estratégia da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) de integrar tradição, cultura e negócios ao calendário turístico.
O 17º Bon Odori – Festival da Cultura Japonesa encerrou-se no último domingo (07/09), após três dias de programação intensa no Parque de Exposições de Salvador. O evento celebrou os 130 anos das relações entre Brasil e Japão, com apoio da Setur-BA, e reuniu mais de 90 mil pessoas, entre moradores locais e turistas.
O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, destacou a expressiva adesão do público baiano: “Salvador é uma das grandes cidades do Brasil e temos várias colônias japonesas na Bahia. Fiquei impressionado com a quantidade de baianos que apareceram para apreciar a cultura, a culinária e a música do nosso país”, declarou.
Durante o festival, jovens caracterizados como personagens de mangás e animes circularam pelo parque, somando-se às atrações de dança, música, jogos, oficinas artísticas e demonstrações de artes marciais. Para o mestre de judô paulista Aroldo Kenji Ojma, o festival é hoje “o maior e melhor da cultura japonesa no Brasil”.
Além da capital, a Setur-BA apoia versões itinerantes do Bon Odori em outras cidades baianas, como Barreiras, Juazeiro, Mata de São João, Una, Taperoá e Teixeira de Freitas, expandindo a valorização da cultura nipônica no estado.
Celebração de matriz africana fortalece tradição em Salvador
Na Cidade Baixa, a Feira de São Joaquim recebeu a celebração ao Marujo do Olho Vivo, entidade ligada às religiões de matriz africana. O cortejo percorreu o espaço até o atracadouro, onde foi realizada a oferenda nas águas da Baía de Todos-os-Santos. O evento reuniu cerca de 2 mil adeptos do candomblé e da umbanda, além de feirantes e turistas.
O coordenador da Marujada, Jairo da Mata, destacou a importância da parceria com a Setur-BA: “Procuramos preservar uma tradição de 31 anos, que integra o calendário das festas populares da Bahia, e encontramos na secretaria a parceria perfeita”. A visitante sergipana Nádia Castro relatou ter se surpreendido com a festa: “Adorei essa manifestação religiosa, cheia de cores e fantasias de marinheiros”.
Música e fé atraem multidão à praia de Piatã
Na orla da capital, o Festival Canto Pela Paz – Salvador reuniu milhares de cristãos, vindos de diversas regiões da Bahia e do Brasil, em um encontro marcado por manifestações de fé e apresentações musicais.
Chapada Diamantina combina esporte e agronegócio
No interior, a Chapada Diamantina sediou dois eventos de destaque. O 12º Desafio Mucugê de Mountain Bike reuniu 500 ciclistas de 15 estados brasileiros, em percursos pelas trilhas e paisagens da região. Em paralelo, a cidade recebeu a 1ª Barra AgroShow, feira agropecuária que contou com exposição de máquinas, painéis temáticos, capacitações e ações de sustentabilidade, registrando público superior a 12 mil pessoas.
Empreendedorismo feminino ganha espaço no Litoral Norte
Na Costa dos Coqueiros, a 25ª Feira de Empreendedorismo Feminino e Artesanato de Sauípe mobilizou grupos de mulheres empreendedoras do litoral norte da Bahia. O evento promoveu atividades culturais e comercialização de produtos regionais, reforçando a inserção do empreendedorismo feminino no setor turístico e cultural.
Estratégia integrada
A concentração de eventos no mesmo período demonstra uma estratégia integrada da Setur-BA para fortalecer a imagem da Bahia como destino plural, que valoriza tanto a tradição de matriz africana quanto a presença de comunidades estrangeiras, como a japonesa. A inclusão de esporte, música e negócios amplia a oferta turística e diversifica o perfil do público. No entanto, o desafio está em consolidar esses eventos como políticas permanentes de fomento ao turismo, garantindo infraestrutura adequada, apoio institucional contínuo e maior internacionalização da divulgação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




