Reativação da Hidrovia do Rio São Francisco é apresentada nos EUA com projeção de R$ 5 milhões em cargas e integração ferroviária

O projeto de reativação da Hidrovia do Rio São Francisco, apresentado pela CODEBA no congresso internacional Smart Rivers 2025, prevê integração entre hidrovia, ferrovias e portos, com projeção de movimentar até R$ 5 milhões em cargas no primeiro ano. O plano inclui conexões da FIOL e FCA, fortalecendo a logística nacional. Apesar do potencial estratégico, especialistas alertam para desafios financeiros, ambientais e de governança que podem limitar a execução do projeto.
Diretor da CODEBA, Leandro Gaudenzi, apresenta no congresso Smart Rivers 2025 os planos de reativação da Hidrovia do Rio São Francisco, destacando integração logística e perspectivas econômicas.

A reativação da Hidrovia do Rio São Francisco foi apresentada nesta terça-feira (09/09/2025) pelo diretor de gestão administrativa e financeira da Autoridade Portuária da Bahia (CODEBA), Leandro Gaudenzi, durante o congresso internacional Smart Rivers 2025, realizado em Memphis, nos Estados Unidos. O projeto prevê integração logística com ferrovias e portos, além da expectativa de movimentar até R$ 5 milhões em cargas no primeiro ano de operação.

As etapas de reativação incluem estudos técnicos, requalificação de trechos estratégicos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a conexão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) ao sistema hidroviário. O objetivo é consolidar um corredor logístico intermodal, ligando Juazeiro, Jequié e Bom Jesus da Lapa ao Porto de Aratu, ampliando a capacidade de escoamento de grãos, minérios e cargas gerais.

A projeção inicial é que a hidrovia movimente até R$ 5 milhões em cargas no primeiro ano, com potencial de crescimento à medida que a integração ferroviária e portuária seja ampliada. O projeto é visto como estratégico para reduzir custos logísticos, aumentar a competitividade e favorecer o desenvolvimento regional no interior do Nordeste.

Integração entre modais

O plano prevê a requalificação do trecho Juazeiro–Aratu da FCA, além da construção de conexões da FIOL em Bom Jesus da Lapa (Cariacá) e da ligação entre Jequié e o Porto de Aratu. Essa rede integrada busca transformar o Rio São Francisco em eixo fundamental da logística nacional, conectando o interior da Bahia ao mercado externo.

Especialistas ressaltam que a hidrovia pode se tornar elemento-chave no transporte sustentável, reduzindo a dependência do modal rodoviário, responsável por altos custos e impactos ambientais.

O congresso Smart Rivers 2025

O Smart Rivers 2025, patrocinado pela PIANC (Associação Mundial para Infraestrutura de Transporte Aquaviário), reúne profissionais e pesquisadores de diversos países para debater soluções inovadoras para o transporte hidroviário interior. A CODEBA, que é associada à PIANC, destacou no evento o papel da hidrovia na promoção de segurança logística, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico.

Durante os seis dias do congresso, especialistas compartilham avaliações técnicas, experiências internacionais e estratégias de longo prazo para fortalecer sistemas hidroviários. O foco recai na construção de soluções que conciliem eficiência logística e preservação ambiental.

Passo estratégico

O projeto de reativação da Hidrovia do Rio São Francisco representa um passo estratégico para a logística nacional, mas levanta desafios importantes. O cronograma depende de altos investimentos em infraestrutura ferroviária e de uma política coordenada entre União, Estado e iniciativa privada. Além disso, a sustentabilidade da operação exige atenção à gestão hídrica e aos impactos socioambientais na bacia do São Francisco, que enfrenta crises periódicas de estiagem.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.